Cultura

Diocese de Macapá realiza abertura do Jubileu Ordinário de 2025





Quatro peregrinações reuniram os fiéis à caminho da Catedral São José para a abertura do ano santo jubilar

Numeroso povo de Deus, religiosos e religiosas, diáconos, padres e o administrador apostólico de Macapá, dom Pedro Conti, se reuniram para a abertura diocesana do Jubileu Ordinário de 2025. As paróquias da capital e do interior, distribuídas em quatro peregrinações, caminharam em direção à Catedral São José para os ritos próprios designados pelo Papa Francisco para a abertura diocesana.

Às 7h os peregrinos concentraram-se em Igrejas paroquiais de referência nas quatros regiões da capital onde iniciaram a celebração com a acolhida das paróquias participantes, leitura do Evangelho e leitura da Bula Papal Spes non confundit (A esperança não engana), de proclamação do Jubileu. Os santuários de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bem como as igreja paroquiais de Nossa Senhora da Conceição e de São Benedito foram as igreja escolhidas para a saída das peregrinações.

Após o rito inicial nos locais de concentração, os fiéis saíram pelas ruas da capital em direção à Catedral São José. Durante o percurso os peregrinos realizaram orações, cantos e meditaram trechos da Bula Papal sobre a esperança crista. Chegando na Catedral, a celebração continuou com momento em comum de veneração da cruz, recordação do Batismo, Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística.

 

Fonte: Diocese de Macapá