O Botafogo é campeão brasileiro de 2024! A equipe carioca venceu o São Paulo por 2 a 1 neste domingo (8), no Estádio Nilton Santos, pela 38ª rodada, e conquistou o terceiro título na competição.
A conquista deste ano encerra um jejum de 29 anos. A última vez que o Glorioso levantou a taça do Brasileirão foi em 1995.
Os gols do Alvinegro foram marcados por Savarino, aos 36 do primeiro tempo, e Gregore, aos 46 da segunda etapa. William Gomes descontou para o Tricolor.
O Botafogo dominou o primeiro tempo com tranquilidade. Mesmo mantendo a posse de bola, o time carioca não foi tão efetivo, apresentando pouco perigo ao São Paulo. O time de Zubeldía conseguiu controlar bem o jogo, mesmo com vários desfalques na partida.
Aos 13 minutos, Luiz Henrique realizou boa jogada pela direita e cruzou a bola para Igor Jesus, que finalizou com perigo à direita de Jandrei. Aos 31 minutos, após cruzamento de Savarino, Igor Jesus cabeceou firme em cima de Jandrei, que fez a defesa.
As esperanças aumentaram para o Botafogo após o Fluminense marcar no Allianz Parque. No Nilton Santos, a equipe carioca abriu o placar logo em seguida.
Após roubar a bola no meio de campo, Marlon Freitas tocou para Igor Jesus, que se livrou de dois marcadores e deixou para Savarino, que tocou por cima de Jandrei para marcar o gol.
Antes do término da primeira etapa, o Glorioso criou mais uma chance perigosa, mas Igor Jesus parou na defesa de Jandrei.
No segundo tempo, aos 12 minutos, Luiz Henrique quase ampliou para o Alvinegro, mas viu a equipe paulista empatar o placar. Após falha de Marlon Freitas, William Gomes roubou a bola e tocou na saída de John para empatar o jogo no Nilton Santos. A partida se manteve equilibrada, com nenhuma das equipes arriscando.
O cenário mudou no fim do segundo tempo, aos 46 minutos, quando Gregore marcou diante de 41.986 pessoas e confirmou o título brasileiro do Glorioso.
Confira outros jogos
- Fluminense vence vice-campeão Palmeiras e se livra do rebaixamento
O Fluminense venceu o Palmeiras por 1 a 0 neste domingo, no Allianz Parque, e, enfim, conseguiu se livrar do rebaixamento à Série B. O gol salvador de Serna serviu para trazer alívio ao time de Mano Menezes e ainda garantir uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem, alento para um ano muito difícil da equipe carioca. O Verdão, por sua vez, tinha poucas esperanças de título, jogou mal e saiu vice-campeão - nem se vencesse levaria a taça, já que o Botafogo venceu o São Paulo e não poderia mais ser alcançado. As vaias da torcida no apito final mostram que o palmeirense ficou com um gosto amargo na temporada e espera dias melhores em 2025.
- Gabigol marca em despedida, e Flamengo e Vitória empatam no Maracanã
Festa com direito à emoção! No último jogo de Gabigol pelo Flamengo, com um Maracanã lotado com mais de 67 mil torcedores, o Vitória tentou ser um estraga prazeres, e os dois times protagonizaram um animado confronto de quatro gols no encerramento do Campeonato Brasileiro e da temporada. O Leão esteve duas vezes à frente do placar, com Alerrandro e Janderson, e esteve perto de colocar água no chope dos rubro-negros cariocas, mas Gabigol e Ayrton Lucas garantiram a reação.
- Atlético-MG vence, vai à Sul-Americana e rebaixa o Athletico-PR
Tensão, drama, nervosismo para os dois lados durante o jogo. No fim, alívio para o Atlético-MG. Desespero para o Athletico-PR. O Galo venceu o Furacão por 1 a 0, gol de Rubens no segundo tempo, afastou o risco de queda e garantiu vaga na Sul-Americana de 2025, na rodada final do Brasileirão. Já o Furãcão, no ano do centenário, está rebaixado à Série B.
- Bragantino goleia Criciúma por 5 a 1 e garante permanência na Série A
O Red Bull Bragantino goleou o Criciúma por 5 a 1 na tarde deste domingo, 8, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela última rodada do Brasileirão. O Massa Bruta começou a rodada no Z-4, mas a vitória garantiu a permanência do clube na primeira divisão, já o Tigre entrou em campo já rebaixado. Juninho Capixaba, Vinicinho, Sasha, Mosquera e Jhon Jhon anotaram os gols do Bragantino, enquanto Rodrigo anotou o tento do Criciúma.
- Com golaço de Depay, Corinthians vence o Grêmio em Porto Alegre
Mesmo com os objetivos já alcançados na temporada, Grêmio e Corinthians fizeram um bom jogo neste domingo na Arena, em Porto Alegre, pela última rodada do Brasileirão. Melhor para o Timão, que em uma tarde inspirada de Depay venceu por 3 a 0 e conquistou a nona vitória consecutiva no Brasileirão. Yuri Allberto, de pênalti, abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo. Charles, de cabeça, ampliou na segunda etapa e o holandês fechou o placar com um golaço de bicicleta nos acréscimos.
- Bahia vence o Atlético-GO e confirma vaga no G-8 para disputar a Pré-Libertadores
“Libertadores, sou eu quem vou!”. Esse é o refrão que foi cantado pela torcida do Bahia depois que o time venceu o Atlético-GO por 2 a 0 e garantiu vaga no G-8 para disputar a competição continental em 2025. Thaciano e Luciano Rodríguez marcaram os gols do Tricolor na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, que recebeu a partida na tarde deste domingo.
- Com marca de Vegetti, Vasco vence rebaixado Cuiabá e termina em 10º lugar
O Cuiabá se despediu de maneira melancólica do Brasileiro da Série A, neste domingo, na Arena Pantanal. O Vasco venceu fora de casa por 2 a 1 - dois de Vegetti para os visitantes e um de Derik para o mandante - e deixou o time cuiabano na lanterna da competição. Os vascaínos terminam na 10ª posição, com vaga na Sul-Americana, e o Cuiabá vai disputar a Série B em 2025.
- Cruzeiro vence o Juventude por 1 a 0 no Jaconi e fica com vaga na Sul-Americana
Em jogo eletrizante no Alfredo Jaconi, o Cruzeiro venceu o Juventude por 1 a 0 na tarde deste domingo. O gol da partida foi marcado pelo jovem atacante Tevis ainda no primeiro tempo. Na busca pelo gol de empate, os gaúchos pressionaram durante toda a etapa final, mas esbarraram em uma bela atuação do goleiro Cássio, que realizou pelo menos três grandes defesas. Mesmo com a vitória, a Raposa ficou de fora da Taça Libertadores, mas disputará a Sul-Americana. Enquanto, para o Ju, o resultado tirou a possibilidade de ida a competição continental.
Fonte: ge