Falta pouco para a decisão do campeonato de construtores da F1. E a McLaren já tem um impulso a mais para buscar a vitória no GP de Abu Dhabi, neste domingo: uma dobradinha capitaneada com a pole position de Lando Norris. A volta de 1m22s595 do britânico o fez superar o colega de equipe, Oscar Piastri. A dupla estará à frente de Carlos Sainz, da Ferrari - rival do time pelo título de 2024.
A McLaren é a atual líder do campeonato de construtores de 2024, com 640 pontos contra 619 da Ferrari - uma diferença de apenas 21 pontos. A equipe italiana, por sua vez, estará desfalcada no top 10; Charles Leclerc teve sua volta deletada no Q2, foi apenas 14º e ainda perderá dez posições no grid por trocar peças de seu carro.
Essa foi a nona pole position do britânico de 25 anos - que converteu duas em vitórias. Uma, no GP da Holanda, e outra no GP de Singapura. Norris também busca assegurar o que pode ser o primeiro vice-campeonato de sua carreira: ele ocupa a posição com 349 pontos, contra 341 do terceiro colocado Leclerc. A diferença entre eles é de apenas oito pontos.
Outro desfalque importante será sentido pela Mercedes, representada apenas por George Russell entre os dez primeiros colocados: Lewis Hamilton, que se despede do time neste fim de semana, largará apenas em 18º. Nico Hulkenberg, da Haas, chegou a se classificar em quarto, mas foi punido com a perda de três posições por ultrapassar dois carros no túnel da saída dos boxes. Com isso, sairá em sétimo.
* Albon perde cinco posições no grid por troca da caixa de câmbio
** Leclerc perde dez posições por exceder o número de componentes do motor
*** Colapinto perde cinco posições por troca de caixa de câmbio.
**** Hulkenberg perde três posições por ultrapassar em local indevido nos boxes
A largada do GP de Abu Dhabi será neste domingo, 8 de dezembro, às 10h (horário de Brasília).
Fonte: ge