Esporte

Botafogo vence Atlético-MG e conquista título inédito da Libertadores





Glorioso jogou com um a menos praticamente o jogo todo, mas segurou pressão do Galo e conquistou a Libertadores de 2024

Valendo a América, Atlético-MG e Botafogo se enfrentarm no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, neste sábado (30/11), na sexta final brasileira na história da Libertadores. Melhor para o Botafogo, que com um a menos, segurou o 3 x 1 no placar, conquistando o continente pela primeira vez.

É tempo de Botafogo! É tempo de bater no peito e gritar que o Glorioso de General Severiano, de Garrincha, de Nilton Santos, de Jairzinho, é campeão da América! Se há coisas que só acontecem com o Botafogo, realmente só esse time seria capaz de protagonizar uma final com roteiro tão especial como a deste sábado diante do Atlético-MG. Com um jogador a menos desde os 30 segundos, após a expulsão de Gregore, o Botafogo intenso, veloz e ofensivo de 2024 soube ser organizado como poucos, sofrer como poucos e vencer como poucos conseguiriam. Luiz Henrique e Alex Telles abriram 2 a 0 no primeiro tempo, Vargas descontou, mas Júnior Santos, herói no início dessa trajetória, ainda na pré-Libertadores, fechou a conta no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. A América do Sul está pintada de preto e branco.

Luiz Henrique foi o nome do jogo pelo lado botafoguense marcando o primeiro gol e sofrendo o pênalti em lance em que acreditou até o fim. Ele pressionou a proteção de bola de Arana para Everson e foi derrubado pelo goleiro.

O Galo voltou para o segundo tempo com três alterações ofensivas, diminuiu o placar e colocou muita pressão no Botafogo. Paulinho, Vargas, Bernard, Hulk e Deyverson formaram um quinteto ofensivo.

Antes do jogo, o astro do tênis Novak Djokovic entrou em campo com a taça de campeão da Libertadores. O sérvio está em Buenos Aires para um jogo de exibição neste domingo (1) contra o argentino Martín Del Potro, que irá se despedir das quadras. O pré-jogo ainda teve o rapper Djonga e o humorista Marcelo Adnet, que cantaram músicas representando as torcidas de Atlético-MG e Botafogo, respectivamente.

O clima no entorno do Monumental de Nuñez foi de paz e provocações sadias entre as torcidas. Os atleticanos gritavam "Botafogo é bairro", enquanto os botafoguenses respondiam com "uh, tá maneiro, meia dúzia de mineiro", em alusão ao fato de estarem em maior número na capital argentina.

Qualquer roteiro que tenha passado pela cabeça do torcedor para a final foi riscado aos 29 segundos de jogo, quando Gregore acertou a cabeça de Fausto Vera e foi expulso. Com um a menos, o Botafogo se tornou mais reativo em campo, mas Artur Jorge não fez substituições. Em campo, Marlon Freitas se tornou mais defensivo, caindo pelo lado esquerdo da linha de defesa, por vezes fazendo um terceiro zagueiro, por vezes colado e acompanhando Hulk individualmente.

Perto dos 30 minutos, Artur Jorge aproveitou uma paralisação para chamar seus jogadores para conversar. Logo após o papo, Luiz Henrique e Savarino se aproximaram e tabelaram pela esquerda. O lance terminou na finalização de Marlon Freitas, que tocou em Savarino, desviou em Battaglia e se ofereceu para o mesmo Luiz Henrique finalizar forte e abrir o placar.

Sete minutos depois, mais uma vez Luiz Henrique foi decisivo. Em uma bola recuada para Everson, ele acreditou no lance e se intrometeu entre Arana, que protegia, e o goleiro atleticano, chegou antes na bola e foi derrubado por Everson. O árbitro não marcou, mas reviu o lance no VAR e voltou atrás. Alex Telles cobrou forte e ampliou.

Na segunda etapa, Milito já voltou com três substituições ofensivas: Mariano, Bernard e Vargas. Com as mudanças, Hulk saiu de uma posição mais central, onde estava marcado individualmente por Marlon Freitas, e foi jogar aberto pela direita, em cima de Alex Telles. O Galo ficou com Bernard e Hulk pela direita, Paulinho e Vargas pela esquerda, com Deyverson no comando de ataque.

O Galo diminuiu logo no primeiro lance, em escanteio cobrado com perfeição por Hulk na cabeça de Vargas. Depois, o que se viu foi uma pressão total e absoluta do Galo, mesmo depois de Artur Jorge mexer e ajeitar o meio-campo colocando Danilo Barbosa no lugar de Savarino, além de Marçal no lugar de Alex Telles para reforçar a marcação em Hulk.

O Botafogo foi segurando a pressão até que, no minuto final, Júnior Santos recebeu na bandeira de escanteio, fez jogada espetacular, invadiu a área e tentou servir Matheus Martins, mas viu a bola voltar para ele para fechar o placar.

 

Confira outros jogos

- Barcelona perde para o Las Palmas e aumenta sequência sem vencer

Pela 15ª rodada, time de Hansi Flick chega a três jogos sem vitórias e desperdiça chance de ampliar vantagem na liderança

Barcelona foi derrota pelo Las Palmas, dentro de casa, neste sábado, por 2 a 1. Na 15ª rodada, o jogo foi resolvido no segundo tempo. Sandro Ramírez abriu o placar com três minutos de bola rolando. Raphinha empatou, mas Fábio Silva trouxe a vitória para os visitantes. Apesar da derrota, o duelo foi marcado pelo retorno de Lamine Yamal aos gramados. O atacante machucou o tornozelo na Champions League e estava há três jogos fora do elenco. O revés aumenta a sequência negativa do Barcelona na LaLiga: agora são três partidas sem vitórias. O Barça se mantém em primeiro lugar, com 34 pontos, mas perde a chance de ampliar a vantagem para o vice Real Madrid, que joga no domingo. Já o Las Palmas sobe para 14º com essa vitória maiúscula e chega a 15 na pontuação.

 
 
-  Arsenal goleia o West Ham e assume a vice-liderança da Premier League

Em jogo sete gols em 50 minutos, Gunners vencem fora de casa e ficam atrás apenas do Liverpool

Neste sábado, o Arsenal venceu o West Ham por 5 a 2 no London Stadium. Gabriel Magalhães, Trossard, Odegaard, Havertz e Saka fizeram para os Gunners, enquanto Wan-Bissaka e Emerson marcaram para o time da casa. Com o resultado, o Arsenal sobe para a vice-liderança da Premier League.

 

- Bayern arranca empate com o Borussia no fim e segue invicto na Bundesliga

Dortmund, em casa, sai na frente com Gittens, mas permite que bávaros empatem o placar com Musiala, aos 39 do segundo tempo

O Bayern de Munique arrancou um empate com o Borussia Dortmund e se manteve invicto na Bundesliga 2024/25. As equipes empataram em 1 a 1, neste sábado, em Dortmund, no maior clássico do futebol alemão. O Borussia saiu na frente com Gittens, ainda no primeiro tempo, mas permitiu que os bávaros igualassem com Musiala, no fim do jogo.

 

Brasileirão

- Vasco busca empate contra o lanterna Atlético-GO e evita o pior em São Januário

Na estreia de Felipe Maestro, Cruz-Maltino reage após sofrer dois gols e volta a pontuar depois de quatro derrotas seguidas

O Vasco lutou até o fim e evitou o pior em São Januário. Neste sábado, em jogo da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time cruz-maltino chegou a levar 2 a 0 do lanterna Atlético-GO, mas buscou o empate na estreia do técnico Felipe Maestro. Luiz Fernando, uma vez em cada tempo, colocou o Dragão, que já está rebaixado, em boa vantagem. Porém, Max Dominguez e Alex Teixeira, que entraram na etapa final, fizeram os gols do Vasco e deixaram tudo igual: 2 a 2.

 

-  Bahia vira sobre o Cuiabá, encerra jejum e se mantém no G-8

Eliel abre o placar, mas Ademir e Lucho Rodríguez marcam para o Tricolor

 O Bahia buscou a virada sobre o Cuiabá, neste sábado, e encerrou a sequência de sete jogos em vencer. Na Arena Pantanal, os donos da casa tiveram um início intenso, e Eliel inaugurou o marcador. Mas o Tricolor não se abateu e viu Ademir, no primeiro tempo, e Lucho Rodríguez, na reta final do confronto, garantirem a vitória por 2 a 1 que mantém a equipe na zona de Pré-Libertadores.

 

-  Corinthians reage no segundo tempo, vence o Criciúma e entra no G-8

Timão engata a sétima vitória seguida e aumenta chance de conquistar vaga na Libertadores; Tigre se complica e continua no Z-4

Uma reação que pode definir os rumos dos dois times no Brasileirão. Neste sábado, o Corinthians não se intimidou ao sair perdendo por 2 a 0 contra o Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, e buscou a virada na segunda etapa: 4 a 2 para o Timão em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dono da primeira etapa, Bolasie colocou o Tigre em vantagem. Depois do intervalo, porém, Rodrigo Garro, Matheus Bidu e Yuri Alberto (duas vezes) definiram o resultado que colocou os corintianos, que conseguiram a sétima vitória seguida, na zona de classificação para a Conmebol Libertadores e complicou os catarinenses na luta contra o rebaixamento.

 

Fonte: ge - UOL - Correio - Metropoles