Esporte

Botafogo vence Palmeiras, retoma liderança e abre vantagem por título





O Botafogo mostrou força para derrotar o Palmeiras por 3 a 1 no Allianz Parque, em São Paulo, para reassumir a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro de 2024.

Com o triunfo fora de casa o Alvinegro de General Severiano chegou aos 73 pontos, três de vantagem sobre o Verdão.

Jogando em casa, o Palmeiras dominou os primeiros minutos do primeiro tempo, pressionando bastante o Botafogo, que defendia as investidas do adversário. A primeira veio logo aos seis minutos, quando Raphael Veiga levantou a bola na área adversária em cobrança de escanteio e o zagueiro Gustavo Gómez subiu muito para finalizar com muito perigo de cabeça.

Dois minutos depois quem chegou com perigo foi Raphael Veiga, que bateu da entrada da área para defesa de John. Aos 10 minutos o torcedor Alvinegro ficou preocupado, quando o zagueiro angolano Bastos deixou o gramado sentindo a coxa direita e acabou sendo substituído.

Mas a preocupação deu lugar a alegria aos 18 minutos, quando, após cobrança de escanteio ensaiada, Gregore recebeu a bola dentro da área palmeirense e bateu colocado para superar o goleiro Weverton.

Aos 22 minutos o Verdão teve a sua melhor oportunidade na primeira etapa, quando Marcos Rocha colocou a bola na área em cobrança de lateral, Gustavo Gómez escorou e Rony chegou batendo de primeira para acetar a trave adversária. Aos 49 minutos o Palmeiras teve a sua última grande oportunidade da primeira etapa, em cobrança de falta de Raphael Veiga que passou muito perto do ângulo defendido por John.

A etapa final começou com o time comandado pelo técnico português Abel Ferreira criando duas boas oportunidades de marcar em sequência, com Rony aos 7 minutos e Flaco López, que entrou no intervalo, aos 9 minutos. O time de Artur Jorge conseguiu responder aos 21 minutos, com finalização colocada de Marlon Freitas que acabou indo para fora.

Dois minutos depois o Palmeiras ficou com um homem a menos, após o juiz, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), expulsar o lateral Marcos Rocha, que acertou o rosto de Igor Jesus. A vantagem numérica animou de vez o Botafogo, que conseguiu ampliar para 2 a 0 aos 27 minutos. O goleiro John acertou lançamento longo para Igor Jesus, que desviou de cabeça para Savarino, que, com extrema liberdade, teve apenas o trabalho de bater na saída do goleiro adversário.

Diante de um adversário claramente fragilizado, o time de General Severiano ainda conseguiu marcar o terceiro aos 43 minutos, quando Savarino cobrou escanteio e o zagueiro Adryelson subiu demais para marcar de cabeça. Cinco minutos depois o Verdão conseguiu descontar com um belo chute de Richard Ríos, mas a vitória final foi mesmo do Fogão.

 

Confira outros jogos

- Juventude vence Atlético-MG, sobe na tabela e faz Galo igualar recorde negativo

Time gaúcho abre dois a zero, cede empate, mas consegue vitória no fim; equipe alvinegra amplia jejum antes da final da Libertadores

No Independência, em partida da 36ª rodada do Brasileirão, o Juventude chegou a ter 2 a 0 no placar, viu o Atlético-MG empatar, mas conseguiu a vitória por 3 a 2 no fim. O jogo foi disputado sem a presença de torcedores, por causa da punição imposta ao time mineiro pelos incidentes registrados na final da Copa do Brasil. Lucas Barbosa abriu o placar para o Juventude no primeiro tempo. Na etapa final, Gilberto marcou o segundo do time gaúcho. Alisson descontou para os donos da casa, e Vargas deixou tudo igual logo em seguida. Nos acréscimos, Erick foi lançado e bateu cruzado para fazer o gol da vitória da equipe de Caxias. Com os três pontos, a equipe gaúcha abre quatro de vantagem para o Z-4 da tabela. O Atlético completa 10 jogos seguidos sem vencer, antes da final da Conmebol Libertadores.

 

Fonte: ge - Agência Brasil