Em um segundo tempo de seis gols, Portugal goleou a Polônia por 5 a 1, nesta sexta-feira (15), no Estádio do Dragão, no Porto, e se classificou para as quartas de final do pelotão de elite da Nations League.
O protagonista, mais uma vez, foi o veterano Cristiano Ronaldo, de 39 anos, jogador do Al-Nassr. O camisa 7 marcou dois gols, um deles um golaço, e deu uma assistência. Assim, chegou a 910 gols oficiais na carreira, a 90 do milésimo.
CR7 roubou a cena não só por fazer a diferença no placar: na primeira etapa, ele se revoltou ao pedir a marcação de um pênalti, gesticulou, gritou com o árbitro e tomou um cartão amarelo.
Após o empate sem gols na primeira etapa, Portugal abriu o placar com Rafael Leão, aos 14 minutos do segundo tempo. O tão desejado pênalti para Cristiano Ronaldo veio aos 27′, convertido com direito a cavadinha.
O terceiro gol português saiu de uma bomba de Bruno Fernandes, de fora da área, oito minutos depois. E Pedro Neto recebeu passe de CR7 para transformar a vitória em goleada, aos 38′.
Quatro minutos depois, Cristiano Ronaldo fez seu 910º gol na carreira de forma acrobática: finalizou cruzamento de Vitinha meio de voleio, meio de bicicleta, num golaço.
E ainda teve tempo para Marczuk fazer o gol de honra polonês. Final: 5 a 1.
Com a vitória, Portugal, seleção comandada pelo espanhol Roberto Martinez, foi a 13 pontos, invicto no grupo 1 após cinco jogos, e terminará a chave na liderança.
Já a Polônia deu adeus às chances de classificação e, agora, precisará pelo menos empatar com a Escócia, na segunda-feira (18), para evitar o rebaixamento direto para a segunda liga. Caso consiga, disputará um playoff contra o descenso.
Confira outros jogos
- Espanha vence a Dinamarca e garante primeira colocação do grupo na Liga das Nações
Já classificada para as quartas de final da Liga das Nações, a Espanha derrotou a Dinamarca nesta sexta-feira, por 2 a 1, fora de casa, e conseguiu o objetivo que faltava: com 13 pontos, contra sete dos dinamarqueses, a uma rodada do fim, a seleção espanhola garantiu a primeira colocação do Grupo 4. Oyarzabal e Ayoze Pérez marcaram para os atuais campeões da Nations League e da Eurocopa, e Isakson fez o gol dinamarquês.