Esporte

GP do Brasil: Com 3 carros separados por menos de 2s, Norris vence sprint





A McLaren garantiu a dobradinha na sprint do GP de São Paulo, com Lando Norris em primeiro, mas a diferença de apenas 1s4 entre os três primeiros carros mostrou o quão competitiva a Fórmula 1 está nesta fase final do campeonato, Oscar Piastri em segundo e o líder do campeonato, Max Verstappen, em terceiro.

A McLaren teve que fazer jogo de equipe para maximizar os pontos de Norris, que viu o companheiro Piastri lhe dar a vitória e também o proteger do ataque de Verstappen no final. O holandês está sendo investigado por uma infração durante o período de Safety Car Virtual nas voltas finais da corrida.

Oscar Piastri largou na pole position e se manteve em primeiro na parte inicial da sprint, quando o plano da McLaren era abrir o máximo possível porque logo ficou claro que Charles Leclerc, em terceiro, estava segurando Max Verstappen, que parecia mais rápido e é o rival de Norris na disputa pelo campeonato.

Verstappen ouviu a equipe, que pediu para que ele tivesse paciência para fazer a manobra. Na volta 18, Verstappen passou e as McLaren não tinham conseguido abrir uma grande vantagem. O holandês passou a ser mais rápido que os líderes e, antes que Verstappen conseguisse chegar em Norris, o time laranja ordenou Piastri a deixar Norris passar.

Até porque havia outro problema para eles: a Haas de Nico Hulkenberg tinha parado do lado da pista, com um problema de motor, e a corrida poderia ser neutralizada a qualquer momento, impedindo uma troca de posição. Foi isso o que aconteceu: um Safety Car Virtual acabou até ajudando a McLaren, pois Verstappen aparentava poder atacar Piastri, e só teve uma volta para tentar algo depois que a corrida voltou a ter bandeira verde no final.

As Ferrari, que ganharam as duas últimas corridas, ficaram para trás. Leclerc foi o quarto e Sainz, o quinto, com Pierre Gasly surpreendendo e conquistando o sétimo posto. A última posição nos pontos ficou com Sergio Perez.

A próxima ação de pista será a classificação para o GP de São Paulo, às 15h deste sábado, pelo horário de Brasília.

 

Fonte: UOL