Terminou o indigesto jejum de poles um ano de Carlos Sainz. Fora do top 1 no grid inicial desde o GP de Singapura do ano passado, o espanhol anotou 1m15s946 na classificação do GP do México neste sábado para garantir a pole position, sua primeira de 2024. Sua vantagem foi de 0s2 sobre Max Verstappen, segundo colocado. Lando Norris completa o top 3.
O espanhol chega agora a seis poles na carreira. Da última vez que partiu da posição de honra no grid, na etapa de Singapura de 2023, ele venceu a prova. Na atual temporada, o ferrarista já possui um triunfo: no GP da Austrália, aproveitando uma rara quebra do líder do campeonato Verstappen.
O tricampeão da RBR, por sinal, terá em sua cola o co-protagonista e rival na briga pelo título de 2024: Norris. Compondo a primeira fila ao lado do pole Sainz, o holandês vai largar bem à frente do piloto da McLaren.
A Ferrari chega a quatro poles nesta temporada; três com Leclerc, que vem de vitória no GP dos Estados Unidos há uma semana. Ao todo, a escuderia já venceu quatro corridas em 2024 e busca a aproximação da vice-líder de construtores RBR, para quem tem apenas oito pontos de desvantagem.
Para o público local, o maior desfalque no top 10 do grid no Autódromo Hermanos Rodríguez foi Sergio Pérez. Único mexicano da F1 atual, o piloto da RBR largará apenas em 18º, sua pior posição inicial nas nove vezes em que já correu na prova latina. Outra ausência sentida foi a de Oscar Piastri, que deixou Lando Norris sozinho no top 10 por exceder limites de pista e largará apenas em 17º.
Fernando Alonso, que disputa neste fim de semana seu 400º GP da carreira, será mais um ausente no top 10 deste domingo: uma batida de Yuki Tsunoda o forçou a abortar sua volta rápida no Q2, relegando-o apenas ao 13º lugar.
A largada do GP do México será às 17h deste domingo, no horário de Brasília.
Fonte: ge