Morreu o ex-boxeador Nelson dos Anjos. Aos 71 anos, o fundador do projeto social 'Formando Campeões' sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), decorrente do agravamento dos sintomas da diabetes, e estava internado há cerca de duas semanas no Hospital Universitário de Macapá. De acordo com a família, o falecimento foi confirmado por volta das 12h.
Natural de Belém (PA), Nelson Silva dos Anjos era um nome bastante conhecido no cenário esportivo amapaense e considerado um dos maiores boxeadores da Região Norte. Chegou a ser campeão amador em várias competições nacionais e pendurou as luvas no início dos anos 90.
Após a aposentadoria dos ringues, Nelsinho como era carinhosamente chamado, decidiu inaugurar um projeto para ensinar boxe aos jovens de comunidades carentes. Nas passarelas do bairro dos Congós, na periferia da zona sul de Macapá, ele montou uma academia que atendeu mais 1 mil crianças e adolescentes por mais de 20 anos.
O trabalho desenvolvido pelo treinador ganhou repercussão nacional e chegou a ser destaque no Esporte Espetacular. Além do programa esportivo, Nelson também participou de um quadro no Domingão do Faustão, em 2014. Anos depois, o tetracampeão mundial de boxe, Acelino Popó Freitas, visitou a academia e fez doações ao projeto.
Descoberta de talentos
O campeão do Shooto Brasil, Juscelino Pantoja, foi um dos alunos do projeto 'Formando Campeões'. O lutador de MMA começou no boxe, aos 13 anos, e com os ensinamento de Nelson dos Anjos chegou a conquistar campeonatos brasileiros, estaduais e a ser convocado para a Seleção Brasileira da modalidade.
"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé... Obrigado por tudo e por tanto Pai", escreveu o atleta nas redes sociais.
Atletas, instituições e autoridades políticas do estado lamentaram a morte de Nelson do Anjos. O governador do Amapá, Clécio Luis, disse que ele 'foi um grande lutador de boxe, que escolheu dedicar a vida a ensinar'. O senador Randolfe Rodrigues citou que 'Nelson teve sua trajetória marcada pela ajuda ao próximo'.
A Confederação Brasileira de Boxe publicou nota se referindo ao professor Nelson dos Anjos como 'maior nome da história do boxe do Amapá, responsável por introduzir a modalidade no estado'.
A família informou que velório de Nelson dos Anjos acontecerá a partir das 19:30, na academia de boxe localizada na 8ª Avenida do bairro dos Congós, na zona sul de Macapá.
Fonte: ge AP