Começou uma nova era na Champions League. A Uefa sorteou, nesta quinta-feira, os confrontos da primeira edição do torneio em novo formato, com 36 clubes e sem os grupos. A entidade teve auxílio de um computador para definir os jogos, que serão distribuídos em oito rodadas, não mais seis, antes do mata-mata. O calendário será divulgado neste sábado.
* (C) = casa
* (F) = fora
Vale ressaltar que as rodadas e a ordem das partidas não foram definidas. Tudo isso será divulgado no próximo sábado.
Foi a primeira vez que a Uefa usou um software para auxiliar no sorteio. O sistema trabalhou com quatro potes, com nove clubes em cada um, classificados com base no coeficiente do ranking da Uefa. Quando um time era sorteado, o computador definia na mesma hora os seus oito rivais, sendo dois de cada pote. Cada time jogará quatro vezes em casa e também quatro vezes fora, algo que também foi assinalado por computador.
Clubes do mesmo país não poderão se enfrentar nesta fase de liga. As datas exatas e horários dos jogos serão anunciados neste sábado, dia 31 de agosto. Essa etapa irá até 29 de janeiro de 2025, com partidas terça, quarta e quinta.
Ao término da fase de liga, quem ficar entre o primeiro e o oitavo lugar estará garantido nas oitavas de final. Os times da nona a 24ª posição disputarão playoffs, com jogos de ida e volta, valendo oito vagas. Do 25º lugar para baixo, todos serão eliminados.
O formato não mudou no mata-mata: os times se enfrentam em confrontos com jogos de ida e volta. Quem tiver o melhor saldo no placar agregado se classifica, sem critério de desempate por gols marcados fora de casa. Em caso de igualdade, há prorrogação e, caso necessário, pênaltis. A final continua em jogo único. Em 2024/25, ela será na Allianz Arena, estádio do Bayern, em Munique, na Alemanha.
- Cristiano Ronaldo é premiado por feitos na Champions League
Cristiano Ronaldo participou do evento do sorteio da fase de liga da Champions League 2024/25, nesta quinta-feira, para receber importante homenagem. O astro português recebeu uma premiação da Uefa pelos feitos na competição, da qual é o maior artilheiro de todos os tempos, com 140 gols. A premiação especial foi entregue pelo presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, no Fórum Grimaldi, em Mônaco.
— Para mim é um prazer estar aqui. Como sabem, a Liga dos Campeões é o maior no futebol, os recordes falam por si. Mas o prazer de jogar nesta competição, a motivação quando se ouve a música, é loucura. Para mim é especial, porque ganhei tantas vezes, os troféus, os prêmios de artilharia. As nossas vidas são memórias, portanto tenho boas memórias. Não digo que possa voltar, mas nunca se sabe, mas vamos ver o que o futuro traz — disse Cristiano.
CR7 foi artilheiro da Champions em sete temporadas diferentes - um feito que ninguém alcançou. Também é dele o recorde de mais gols marcados em uma só edição: ele balançou as redes 17 vezes em 2023/14, quando o Real Madridconquistou "La Décima" em uma épica final contra o rival Atlético de Madrid.
O português também foi o primeiro atleta a conquistar cinco títulos da Champions, com quatro troféus pelo Real Madrid e um pelo Manchester United. E, até hoje, é o único jogador que conseguiu fazer gols em três finais diferentes: 2008, 2014 e 2017.
Outro homenageado foi o goleiro Gianluigi Buffon, que não foi campeão da Champions League, mas foi vice-campeão em três oportunidades, repretendando a Juventus. O italiano foi chamado de "melhor goleiro de todos os tempos" pelo presidente da Uefa.
Sempre gostei de jogar a Liga dos Campeões. É a competição mais importante do mundo do futebol.
Fonte: ge