Cotidiano

Meu INSS permite acesso rápido a diversos serviços e informações previdenciárias





Saiba como solicitar o Atestmed, aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade e acerto de vínculos

O Meu INSS é uma plataforma digital que facilita o acesso aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social, permitindo a solicitação de benefícios e atualização de cadastros de forma rápida e segura. Por meio do Meu INSS os segurados podem, entre outros serviços, pedir o Atestmed - que troca a perícia presencial por análise documental -, solicitar aposentadoria, dar entrada em pensão por morte, realizar acertos cadastrais, solicitar Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou salário-maternidade.  

Para pedir o Atestmed, acesse o Meu INSS, faça login e selecione a opção "Pedir benefício por incapacidade". Confira os dados cadastrais e do vínculo empregatício. Anexe o atestado médico com todas as informações obrigatórias e avance até completar o pedido. O benefício pode ser concedido com base na análise documental, dispensando a perícia presencial, caso a documentação esteja completa. 

Vale lembrar que os benefícios por incapacidade temporária concedidos por Atestmed, mesmo que de forma não consecutiva, não podem ter duração superior a 180 dias. Importante: quem tem perícia médica marcada e quiser trocar o atendimento presencial por análise documental, basta ligar no 135 e pedir a troca. Nos casos de acidente de trabalho que resulte em afastamento por 180 dias é possível dar entrada pelo Atestmed sem sair de casa.

Para solicitar aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, pode-se utilizar o simulador na plataforma para verificar a sua elegibilidade. Se elegível, selecione "Novo pedido” e logo em seguida a aposentadoria desejada. Preencha os dados corretamente e verifique as informações antes de confirmar o pedido. No caso de pedido de pensão por morte, selecione "Pensão por Morte" e anexe documentos como certidão de óbito, casamento ou comprovação de dependência econômica.

No caso de salário-maternidade, a pessoa precisa entrar no aplicativo ou site Meu INSS, clicar no botão “Novo Pedido”, digite “salário-maternidade urbano”. Na lista, clique no nome do serviço/benefício, leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Já para o acerto de vínculos e remunerações, é necessário ligar para a Central 135 para solicitar a disponibilização da função na plataforma. Após a liberação, é possível fazer as atualizações na seção "Atualizar dados cadastrais" no Meu INSS e enviar os documentos comprobatórios para análise.

Lembre-se que com o Meu INSS, o segurado tem acesso direto ao Instituto Nacional do Seguro Social, garantindo agilidade e eficiência na gestão dos benefícios previdenciários. Manter o cadastro atualizado assegura a correção das informações e evita problemas futuros. Para suporte e em caso de dúvidas contate a Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O que deve ter no atestado para pedir Atestmed

A concessão de benefício por incapacidade temporária por meio documental  (Atestmed) está condicionada a apresentação de documentação médica ou odontológica, física ou eletrônica, legível e sem rasuras, contendo, obrigatoriamente, os seguintes elementos:

I - nome completo;
II - data de emissão do(s) documento(s) médico(s) ou odontológico(s), que não poderá ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento;
III - diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
IV - assinatura do profissional emitente, que poderá ser eletrônica e passível de validação, respeitados os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente;
V - identificação do profissional emitente, com nome e registro no Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia), no Ministério da Saúde (Registro do Ministério da Saúde), ou carimbo, legíveis;
VI - data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais; e
VII - prazo estimado necessário, preferencialmente em dias.


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Meu INSS: manter a senha atualizada é essencial para segurança e acesso aos serviços

Aplicativo disponibiliza mais de 100 serviços, mas muitos segurados desconhecem a importância de manter seu acesso seguro

O aplicativo Meu INSS, principal canal para solicitações de serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), oferece mais de 100 serviços aos segurados sem a necessidade de sair de casa. Desenvolvido pela Dataprev, o aplicativo registra uma média de 71,5 milhões de visitas por mês e, desde 2019, se tornou uma ferramenta essencial para garantir os direitos dos beneficiários.

Entre os serviços disponíveis no Meu INSS estão a consulta de extratos de pagamento previdenciário e de empréstimos consignados, além da emissão de documentos como a Carta de Concessão de Benefício e a Declaração de Contribuinte Individual. A plataforma também permite simulações de tempo para aposentadoria e previsão de renda mensal. Para acessar esses serviços, é necessário ter uma conta gov.br, o que inclui a criação de um login e senha.

Manter a senha do Meu INSS em segurança é essencial para assegurar o acesso contínuo e seguro aos diversos serviços oferecidos. Com a senha, é possível solicitar diversos serviços, inclusive empréstimos bancários. O recomendado é que os segurados usem senhas fortes, combinando letras, números e caracteres especiais, e que a atualizem periodicamente. Caso a senha seja esquecida, o INSS oferece um passo a passo simples para a recuperação através do próprio aplicativo.

Além disso, é importante ter um cadastro atualizado e seguir boas práticas de segurança digital. Isso garante aos segurados o acesso a todos os benefícios e serviços do INSS com tranquilidade, eficiência e proteção dos dados pessoais.

Confira o passo a passo para criar a senha do Meu INSS

Para criar a senha e acessar o Meu INSS, siga os passos abaixo:

  • Acesse a página inicial do Meu INSS: Abra o aplicativo Meu INSS ou acesse o site Meu INSS.

  • Clique em “Entrar com gov.br”: Essa opção direcionará você à página de login do portal gov.br.

  • Digite seu CPF: Insira seu número de CPF no campo correspondente e clique em “Avançar”.

  • Clique em “Crie sua conta”: Caso ainda não tenha uma conta, siga esta opção para iniciar o cadastro.

  • Escolha uma das opções de cadastro: Você pode se cadastrar utilizando a internet banking, QR code, banco de dados do governo (validação facial pelo aplicativo do TSE ou Denatran) ou pessoalmente em uma agência.

  • Siga as instruções para criar uma senha: Crie uma senha segura, combinando letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

  • Confirme a senha e finalize o cadastro: Siga as instruções finais para confirmar sua senha e concluir o cadastro.

Recuperação de senha

Caso tenha esquecido a senha, siga estes passos: 

  • Na página inicial do Meu INSS, clique em "Entrar com gov.br".

  • Digite seu CPF, clique em "Avançar" e depois em "Esqueci minha senha".

  • Na tela de recuperação de conta, clique em "Não sou um robô" e avance.

  • Siga as demais instruções para recuperar o acesso à sua conta.

 

- Reclamações sobre assédio a aposentados e pensionistas caíram 36,84% em maio no INSS

No Portal do Consumidor da Senacon a queda foi de 19% nas queixas de desconto não reconhecido

O número de reclamações sobre ligações oferecendo crédito consignado e descontos indevidos na Ouvidoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) caiu 36,84% em maio quando comparado a igual período do ano passado: 13.669 (2024) ante 21.643 (2023). Levantamento feito pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, a pedido do INSS, também mostra queda nas reclamações, desta vez sobre descontos não autorizados: de janeiro a maio de 2023 foram registradas 4.166 queixas no serviço "cobrança por serviço/produto não contratado/não reconhecido/não solicitado". Em igual período neste ano o número caiu a 3.375. Uma diferença de 19%. Confira, em vídeo, como cancelar o desconto. 

De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, a queda de reclamações na Ouvidoria e na Senacon é reflexo das medidas de segurança que o órgão tomou a partir de março deste ano, quando foram regulamentados os descontos e suspensas as adesões a novas mensalidades associativas.

"O sistema biométrico e a validação em duas etapas vai possibilitar que aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS tenham mais segurança ao realizar suas transações", explica Stefanutto, que acrescenta: "Os segurados podem contestar descontos não reconhecidos, tanto de consignado quanto de associações, pela Central 135 ou pelo Meu INSS". 

Stefanutto acrescenta que o papel do INSS vai além da concessão do benefício: "O trabalho do INSS não para no pagamento da aposentadoria ou da  pensão, ele também atua na manutenção do benefício e na proteção dos segurados".


Instrução normativa

Em março, o INSS criou regras para regulamentar o desconto de mensalidade associativa nos benefícios de aposentados e pensionistas. Foi definido, por exemplo, que o desconto não poderá ser maior do que 1% do limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e que não poderá haver mais de uma dedução de mensalidade associativa por benefício. Os critérios foram fixados pela Instrução Normativa PRES/INSS nº 162, publicada no dia 15 de março no Diário Oficial da União.

Conforme a portaria, o desconto não pode ser feito por procurador ou representante legal (curador, guardião ou tutor), exceto por decisão judicial específica que autorize a dedução. Além disso, o desconto tem de ser formalizado por um termo de adesão, que deve ser por meio de assinatura eletrônica avançada e biometria facial (para novos contratos), apresentação do documento de identificação oficial, válido e com foto, e número do CPF.

As reclamações e denúncias sobre empréstimo consignado não autorizado e o pedido de exclusão de empréstimo devem ser feitas direto no Portal do Consumidor. A Senacon determina o cancelamento do empréstimo. Por ser uma denúncia de golpe, é recomendado que a pessoa registre um boletim de ocorrência na delegacia de polícia.

Confira como contestar o desconto no Meu INSS

• Entre no Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular).  

• Faça login com CPF e senha do Gov.br.  

• Clique no botão “novo pedido”.  

• Digite “excluir mensalidade”.  

• Clique no nome do serviço/benefício.  

Como bloquear o crédito consignado

Aposentados e pensionistas que não desejam contratar um empréstimo consignado podem bloquear a operação sem precisar ir presencialmente até uma agência do órgão. Toda a operação pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS.
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A contratação de qualquer empréstimo é uma transação comercial privada, realizada exclusivamente entre o beneficiário e a instituição financeira. Ao INSS cabe a operacionalização dos pagamentos e descontos por meio da Dataprev. Dessa forma, é o próprio segurado que deve autorizar a contratação.

Veja o passo a passo do bloqueio

  • Entre no “Meu INSS”
  • Clique no botão "novo pedido"
  • Digite “bloquear”
  • Clique no nome do serviço/benefício
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
  • Quem não tem acesso à internet, pode pedir o bloqueio do empréstimo ligando na Central 135.

 

- Plataformas digitais do INSS tiveram 106 milhões de acessos em junho

Entre os serviços mais procurados estão o acompanhamento de processos e a entrada em requerimentos

Os serviços oferecidos gratuitamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão cada vez mais na "palma da mão". Seja por meio da plataforma Meu INSS, da Central de Atendimento 135, do site oficial e do Meu INSS+, quase tudo pode ser feito sem sair de casa. Em junho deste ano, 106.166.174 pessoas utilizaram as plataformas do INSS. Entre os serviços mais procurados estão: acompanhamento de processos, entrada em requerimentos, carteira do beneficiário, extrato de pagamento, bloqueio/desbloqueio de consignado, entre outros. 

No aplicativo Meu INSS, somente em junho, 74.742.840 pessoas buscaram serviços e informações. Se contar desde a sua criação em fevereiro de 2017, foram 2.966.995.036 de acessos no aplicativo. O ícone Meu INSS+, que oferece a carteira do beneficiário e descontos em farmácias, viagens e serviços em parceria com instituições financeiras, teve 25.194.748 acessos em junho. Desse total, 1.463.072 carteiras do beneficiário foram geradas e 651.382 downloads de PDF baixados. Tanto a carteira do beneficiário quanto o PDF servem como comprovante de vínculo com o INSS.

A Central de Atendimento 135 recebeu 6.228.586 ligações no mês passado. Se juntar de janeiro a junho, o número chega a 46.249.073. Em fase de testes desde abril, o menu digital de autoatendimento direto na tela do celular registrou 3.838.251 chamadas digitalizadas – ligações em que houve apresentação do menu digital –, e, desse total, 64% optaram por serem direcionados ao site Meu INSS e 36% foram encaminhados ao aplicativo.

Importante: as opções do menu digital foram definidas a partir dos assuntos mais buscados na central. O autoatendimento digital não é obrigatório e as pessoas podem, a qualquer momento, clicar em “voltar para a ligação” para que a chamada seja direcionada para o 135. O objetivo do menu é facilitar o acesso e conhecimento do usuário em relação aos serviços oferecidos.

Página oficial

Embora não seja parte do atendimento para cidadãs e cidadãos, o site oficial do INSS tem informações e dicas para utilização de serviços, ações da autarquia, entre outros. Em junho foram registrados 2.078.428 de acessos à página oficial. Entre as informações mais buscadas está o ícone Meu INSS+, com 310.364 visualizações, a versão para computador do Meu INSS, com 78.511 acessos e, por último, o link de serviços (21.834).

Serviços mais buscados no aplicativo

Consultar pedidos
Extrato de pagamento
Meus benefícios
Extrato de contribuição (CNIS)
Extrato de empréstimo
Simular aposentadoria
Novo pedido
Resultado de benefício por incapacidade
Benefício por incapacidade
Pedir benefício por incapacidade
Carteira do beneficiário
Extrato de Imposto de Renda (IR)
Calendário de pagamento
Prova de vida
Meu cadastro

 

Fonte: INSS