Esporte

GP de Miami de F1: Max Verstappen vence corrida sprint





Tricampeão da RBR dominou de ponta a ponta prova pouco movimentada, marcada por disputa entre Kevin agnussen e Lewis Hamilton pelo último ponto disponível; Leclerc e Pérez completam pódio

Absoluto em corridas sprints, Max Verstappen conquistou sua nona vitória do formato com tranquilidade neste sábado do GP de Miami. Largando da pole position, o tricampeão sequer chegou a ser incomodado pelo segundo colocado, Charles Leclerc. Seu companheiro da RBR, Sergio Pérez, quase perdeu o pódio para Daniel Ricciardo, mas recuperou-se e chegou em terceiro lugar.

Além de Max com suas nove vitórias em 14 corridas sprint, realizadas desde a estreia do formato em 2021, só Valtteri Bottas (Sauber) venceu mais: duas vezes. Mas a conquista deste sábado esteve longe de ser complicada para o holandês, que dominou de ponta a ponta. 

Pouco movimentada, a corrida teve como principal destaque a disputa entre Lewis Hamilton e Kevin Magnussen pelo oitavo lugar, o último a ceder pontos neste formato: o heptacampeão conseguiu cruzar a linha de chegada na zona de pontuação enquanto seu rival recebeu 20s em punições por sair da pista. 

No entanto, o oitavo lugar de Hamilton durou pouco: ele foi punido com um drive through (passar pelo pit lane) por ter acelerado nos boxes e, por não cumprir a sanção, teve 20s acrescidos ao seu tempo de prova. Com isso, o heptacampeão caiu para 16º e Yuki Tsunoda herdou a posição original. 

A classificação que define as posições iniciais da corrida principal do GP de Miami, deste domingo, será ainda neste sábado às 17h - no horário de Brasília. O ge acompanha tudo em tempo real

O pole Verstappen manteve-se na frente de Leclerc, mas seu colega, Pérez, não teve a mesma sorte e foi ultrapassado por Daniel Ricciardo, originalmente em quarto lugar. 

Logo atrás, um incidente acionou a bandeira amarela já no fim da volta de abertura: Lance Stroll (7º) e Lewis Hamilton (12º) espremeram Fernando Alonso, que vinha em oitavo lugar, e causaram um furo em seu pneu. 

Os três carros sem controle atingiram de tabela Lando Norris, que parou na área de escape da curva após largar em nono. O safety car eixou a pista na volta 4, com o britânico da McLaren e Stroll fora. 

Pérez recuperou sua posição original na quinta volta, ultrapassando Ricciardo. O australiano da RB ainda teve que se defender de uma aproximação de Carlos Sainz, quinto colocado. Enquanto isso, Leclerc via a desvantagem para o líder Verstappen crescer cada vez mais; de 0s8 na retomada da corrida, para 1s3 no giro seguinte e mais de 2s1 na volta nove. 

Apesar da pressão de Sainz no fim da corrida, Ricciardo conseguiu manter-se na quarta colocação, obtendo seu melhor resultado da temporada. 

Depois do contato na largada, Hamilton aparecia na nona colocação na quarta volta, quando o safety car deixou a pista. O tetracampeão aproximou-se, então, de Kevin Magnussen para tentar entrar na zona de pontuação; mas o primeiro bote, na volta 8, não surtiu efeito. 

Hamilton voltou a ameaçar Magnussen na volta 11. Neste momento, a direção de prova emitiu uma punição de 10s ao piloto da Haas por defender-se do rival da Mercedes por fora da pista e espalhar o carro sobre o britânico, causando uma colisão de grau leve. 

Outro confronto entre a dupla na volta 14 terminou não só com Magnussen mantendo-se em oitavo lugar, mas com YUki Tsunoda, da RB, aproveitando a brecha para ultrapassar o veterano da Mercedes; passando por fora, Hamilton chegou a ultrapassar o dinamarquês, que voltou a cortar pela área de escape para sair à frente na curva 11. Pelo lance, mais 10s ao piloto da Haas. 

Posteriormente, porém, Magnussen deixaria Tsunoda e Hamilton o passarem. Na última volta, o heptacampeão passou o piloto da RB. Porém, acabou punido com 20s por acelerar no pit lane e não cumprir o drive through que recebeu pela infração. Com isso, caiu para 16º e cedeu o oitavo lugar a Tsunoda.

 

Fonte: ge