Ibovespa e dólar fecharam em queda nesta terça-feira (30), com a véspera de decisões sobre os juros nos Estados Unidos e no Brasil gerando cautela global.
O principal índice do mercado doméstico encerrou a sessão com perda de 0,86%, aos 127.401 pontos, o segundo dia seguido de perdas.
Após apresentar alta firme ante o real, a divisa norte-americana arrefeceu ao longo do dia e fechou com alta moderada de 0,11%, negociada a R$ 4,946. Em janeiro, porém, o dólar acumula elevação de 1,95% ante o par brasileiro.
Os negócios tanto no Brasil quanto no exterior também foram marcados pela expectativa antes das decisões sobre juros do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), e do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), na quarta-feira (31).
A expectativa consolidada no mercado é de que o Fed manterá sua taxa básica na faixa de 5,25% a 5,5% ao ano, mas investidores estarão atentos a pistas sobre quando a instituição iniciará o ciclo de cortes — em março ou em maio.
No caso do Copom, a projeção é de novo corte de 0,5 ponto percentual da taxa básica Selic, hoje em 11,75% ao ano, e de nova indicação de manutenção do ritmo de baixa de meio ponto percentual no próximo encontro.
Profissionais do mercado têm afirmado que, dependendo da comunicação do Fed, o cenário pode mudar de forma substancial para os ativos globais.
Mais cedo, mercados reagiram aos dados de vagas de emprego disponíveis nos EUA — uma medida da demanda por mão de obra —, que aumentaram em 101.000, chegando a 9,026 milhões no último dia de dezembro, conforme o relatório Jolts.
Economistas consultados pela Reuters previam 8,75 milhões de vagas de emprego em aberto em dezembro. Os dados de novembro foram revisados para cima, de 8,79 milhões para 8,925 milhões de vagas não preenchidas.
Os números sugerem, na prática, que o mercado de trabalho norte-americano provavelmente continua forte demais para que o Federal Reserve comece a cortar os juros no primeiro trimestre.
Após o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgar dados fechados para 2023, analistas consultados pela CNN observam o recuo do desemprego, mas apontam para resultado “decepcionante” no mês de dezembro e tendência de desaceleração de novos postos nos próximos meses.
No acumulado do ano, o Brasil abriu 1,48 milhão vagas de emprego – o pior resultado desde 2020, ano impactado pela pandemia da Covid-19. Em dezembro, o Caged registrou fechamento líquido de 430,2 mil postos formais.
“Este é um número que preocupa, principalmente por ser um mês em que normalmente aumenta a quantidade de empregos. Temos a economia mais aquecida neste fim de ano”, disse o economista-chefe da Valor Investimentos, Piter Carvalho.
Segundo o economista da LCA Consultores, Bruno Imaizumi, o recuo no mês de dezembro é comum. Todavia, ele indica que, para 2024, a criação de postos deve desacelerar, em linha com a evolução da atividade econômica.
“Para 2024, a LCA projeta variação real do PIB de 1,5% e saldo líquido positivo de 1 milhão de vagas”, explica.
As ações da Gol (GOLL4) voltaram a ser destaque negativo ao perderem quase 26,97% no último pregão antes da exclusão da empresa do Ibovespa e outros índices da Bolsa, conforme anunciado na véspera pela B3. Na segunda (29), papéis já haviam perdido mais de 33% do valor.
A decisão ocorre após a empresa apresentar um pedido de recuperação judicial à justiça dos Estados Unidos na última quinta-feira (25). O processo foi acatado pelo Tribunal de Falências de Nova York no dia seguinte.
Os principais papéis do mercado doméstico também reforçaram a queda do Ibovespa diante do recuo de commodities no mercado global. A Vale (VALE3) fechou com queda de 0,56%, enquanto Petrobras (PETR4) retraiu 0,62%.
Na contramão do índice, Suzano (SUZB3) liderou o time em alta com valorização de 2,56% com a anúncio de que a finlandesa Valmet vai entregar uma linha completa de papel tissue para a Suzano, incluindo equipamentos de conversão e uma caldeira de biomassa.
O valor da encomenda não foi informado, mas a Valmet afirmou que o valor de um pedido como esse normalmente gira em torno de 100 milhões de euros (cerca de R$ 537 milhões).
Fonte: CNN