Esporte

Verstappen segura Leclerc na largada de Abu Dhabi e vence último GP da F1 2023; Russell consegue segundo pódio no ano





Na próxima terça-feira, também nos Emirados Árabes Unidos, há o teste de pós-temporada, com os brasileiros Felipe Drugovich (Aston Martin) e Pietro Fittipaldi (Haas) na pista

Neste domingo, foi realizado o GP de Abu Dhabi, última etapa da Fórmula 1 2023. E quem venceu em Yas Marina foi o atual tricampeão mundial da categoria, Max Verstappen, piloto holandês da Red Bull. 

A corrida

Logo após a largada e ao longo de toda a primeira volta, Leclerc partiu para cima de Verstappen, mas o holandês conseguiu manter a liderança. Na sequência, o britânico Lando Norris passou o companheiro de McLaren, Oscar Piastri, da Austrália.

Mais atrás, o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, passou Sergio Pérez, mas logo o mexicano da Red Bull deu o troco. Na briga pelo quarto lugar, o outro inglês da Mercedes, Russell, passou Piastri.

Na volta 14 de um total de 58, começaram os pits, com Oscar sendo o primeiro dos ponteiros a parar. No 15º giro, Norris e George fizeram suas paradas, mas a McLaren fez um pit lento, de 5s1, e Lando perdeu a posição para George (veja acima). Max parou na volta 17 e Leclerc, na 18 (abaixo).

 

O japonês Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, liderou por pouco tempo: após seu pit, a 'ordem natural da hierarquia' foi retomada, com Verstappen na ponta à frente de Leclerc e Russell. Na volta 34, Norris fez sua segunda parada. Nos dois giros seguintes, George e Charles também fizeram o segundo pit.

Max fez sua segunda parada no giro 44, voltando à pista na liderança. Dali em diante, corrida tranquila rumo à bandeira quadriculada: 19ª vitória do holandês em 22 provas ao longo do ano. Mais atrás, Pérez e Norris ainda se tocaram, com Sergio tomando 5s de punição. 

 

Fonte: Motorsport