Na manhã deste sábado, foi realizado o treino classificatório para o GP de Abu Dhabi, última etapa da Fórmula 1 2023. E quem ficou com a pole position em Yas Marina foi Max Verstappen.
Os dez primeiros foram: Verstappen, Leclerc, Piastri, Russell, Norris, Tsunoda, Alonso, Hulkenberg, Pérez e Gasly.
No Q1, a primeira de três partes do quali, já aconteceu a primeira surpresa da tomada de tempos: o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, foi eliminado ao ser apenas o 16º mais rápido, posição da qual larga neste domingo. Ruim para o time de Maranello na briga pelo vice de construtores em 2023.
Os outros eliminados, respectivamente, foram: Kevin Magnussen, dinamarquês da Haas; Valtteri Bottas, finlandês da Alfa Romeo; Zhou Guanyu, chinês da Alfa Romeo; e Logan Sargeant, norte-americano que larga em último com a Williams.
Na segunda parte da sessão, mais uma eliminação de peso: o heptacampeão Lewis Hamilton, britânico da Mercedes. Ele foi deslocado para 11º após volta rápida do companheiro e compatriota George Russell, de modo que o veterano inaugura a segunda página do grid em Abu Dhabi.
Os outros eliminados, respectivamente, foram: Esteban Ocon, francês da Alpine; Lance Stroll, canadense da Aston Martin; Alexander Albon, anglo-tailandês da Williams; e Daniel Ricciardo, australiano da AlphaTauri.
Na primeira tentativa do Q3, Max Verstappen manteve a tônica das outras duas sessões e conseguiu a ponta logo de cara, sendo seguido por Lando Norris e Oscar Piastri. Por fim, ninguém conseguiu melhorar o tempo e a pole ficou com o tricampeão mundial.
Fonte: Motorsport