O caminho que parecia tão tranquilo logo se encheu de drama. Nesta terça-feira, no Pré-Olímpico, em Tóquio, o Brasil sofreu - e muito. A Bulgária, longe da prateleira de favoritos à disputa das vagas para os Jogos de Paris, se fez forte e ficou perto de derrubar a equipe de José Roberto Guimarães. Mas, no grito e no talento de Gabi e Thaisa, a seleção chegou a uma virada dramática: 3 sets a 2, parciais 25/13, 22/25, 27/29, 25/21 e 15/8.
Apesar da vitória, o Brasil não saiu intacto de quadra. Ao vencer por 3 sets a 2, cedeu um ponto às rivais, perdendo os 100% de aproveitamento. Agora, o time soma três vitórias, com 8 pontos. A seleção volta à quadra nesta quarta-feira, contra Porto Rico, novamente às 4h, no horário de Brasília.
A Bulgária, em teoria, se indicava como um rival mais frágil, assim como Argentina e Peru. O país dos Balcãs vive uma fase de renovação no vôlei feminino. Das 14 jogadoras convocadas, seis fazem sua estreia pela seleção em Tóquio. Antigas referências, como Valiseva e Rabadzhieva, jogadora do Praia Clube, já não defendem o time nacional. Nesta terça-feira, porém, deu trabalho às brasileiras.
Maiores pontuadoras:
Gabi (BRA) - 26 pontos
Thaisa (BRA) - 19 pontos
Maria Yordanova (BUL) - 16 pontos
Pontos de ataque:
Brasil - 60 pontos
Bulgária - 55 pontos
Pontos de bloqueio:
Brasil - 17 pontos
Bulgária - 12 pontos
Pontos de saque:
Brasil - 3 pontos
Bulgária - 9 pontos
Pontos em erros do adversário:
Brasil - 34 pontos
Bulgária - 20 pontos
Fonte: ge