Esporte

Felipe Roque brilha, Brasil vence a China e se prepara para as finais da Liga das Nações





Oposto foi destaque brasileiro na vitória sobre seleção chinesa neste sábado nas Filipinas

O Brasil venceu a China em sua última partida da primeira fase da Liga da Nações, neste sábado. A seleção masculina bateu os chineses por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/17 e 25/17. A partida foi na cidade de Pasay City, nas Filipinas. Felipe Roque foi o maior pontuador do jogo. Foram 17 pontos no confronto. 

O Brasil encerra a participação na primeira fase com oito vitórias e quatro derrotas na Liga das Nações e pula provisoriamente para a segunda colocação do campeonato. A China cai para a última colocação, com apenas duas vitórias. O líder da classificação geral é o Japão, única equipe com 100% de aproveitamento até aqui, em 10 jogos. 

 

Vale lembrar que o Brasil já estava garantido na fase final da Liga, de 19 a 23 de julho, em Gdansk, na Polônia. Na competição, os oito melhores estarão nas finais. O sportv2 transmite as partidas da Liga das Nações. Os comandados de Renan Dal Zotto agora aguardam o encerramento das rodadas do fim de semana para conhecerem o adversário nas quartas de final. 

No primeiro set, o Brasil dominou as principais ações do jogo desde as jogadas iniciais da partida. Felipe Roque, Lucarelli e Adriano jogavam com muita facilidade e conseguiam virar praticamente todas as bolas. Com boa variação de saque na primeira parcial, a seleção brasileira conseguiu fechar o primeiro set em 25/19. 

No segundo set, a China tentava uma reação principalmente por conta da boa partida do ponteiro Zhang Jingyin. O central Wang Dongchen também tentava diminuir o ímpeto da seleção brasileira, mas o nível entre as duas equipes era evidente. Com Felipe Roque seguindo atuando em alto nível, o Brasil cometeu poucos erros e fechou mais um set com um 25/17. 

O terceiro set foi novamente marcado por uma tentativa de recuperação da seleção chinesa. A China passou a forçar mais o saque e tentar fazer com que a seleção brasileira cometesse mais erros. Em certo momento da parcial o jogo ficou empatado em 7 a 7, mas o Brasil voltou a comandar o jogo e fechou o set em 25/17, dando números finais ao jogo. 

 

Esquema de classificação da Liga das Nações

A Liga das Nações é disputada entre 16 seleções, com duas fases de competição. Na primeira, cada equipe joga 12 vezes, em três etapas diferentes. Cada jogo vale pontos para a tabela classificatória. 

Ao final das três rodadas, as oito melhores equipes avançam à fase final. O país que sediar a disputa pelo título tem lugar garantido entre os classificados. No caso da competição masculina, a Polônia já tem vaga garantida por ser a sede da fase final. 

Na fase final, o formato é de eliminação direta. Ou seja: nas quartas de final, o primeiro colocado encara o oitavo e assim por diante. Na sequência, serão disputadas as semifinais e as finais.

 

Fonte: ge