O Palmeiras goleou o Bolívar (Bolívia) por 4 a 0 para fechar a primeira fase da Copa Libertadores como líder do Grupo C. Além disso, o triunfo, alcançado na noite desta quinta-feira (29) no Allianz Parque, garantiu ao Verdão a melhor campanha geral da fase de grupos. Essa condição dá ao time de Abel Ferreira uma importante vantagem, decidir em casa todos os mata-matas, excluindo a final.
Após duas derrotas seguidas pelo Brasileiro, para Botafogo e Bahia, o Palmeiras queria retomar o caminho das vitórias, e o fez em grande estilo diante de sua torcida pela competição continental. O triunfo começou a ser construído aos 24 minutos do primeiro tempo. Após a defesa do Bolívar afastar mal, Raphael Veiga levantou a bola na área com um toque de categoria. Rony dominou no peito e bateu por cobertura para marcar um belo gol.
Nove minutos depois Piquerez recebeu a bola na esquerda e cruzou para a área, onde Artur fugiu da marcação para cabecear e ampliar para 2 a 0. O terceiro do Verdão saiu aos 30 da etapa final em nova ação do lateral uruguaio, que tabelou com Raphael Veiga antes de finalizar para superar o goleiro Lampe.
O placar recebeu números finais aos 39 minutos, quando Dudu lançou Artur, que partiu em velocidade para bater na saída do goleiro.
Agora o Palmeiras e os outros 15 classificados para as oitavas de final da Libertadores aguardam o sorteio dos confrontos da próxima fase da competição, que será realizado a partir das 13h (horário de Brasília) da próxima quarta-feira (5) pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
Copa Sul-Americana
- Botafogo empata com Magallanes e fica em segundo no grupo da Sul-Americana
No Nilton Santos, o Botafogo empatou em 1 a 1 com o Magallanes e se classificou em segundo lugar no grupo A da Copa Sul-Americana. No primeiro tempo, Marlon Freitas recebeu assistência de Eduardo e marcou o gol alvinegro. Mas, na segunda parte, o meia cometeu falta dura em Aránguiz e recebeu cartão vermelho direto. No fim do jogo, em contra-ataque, Zapata empatou para os chilenos. A partida foi marcado por vaias e protestos contra o técnico Luis Castro, que está de saída do Botafogo.
- América-MG busca virada e se classifica aos playoffs da Sul-Americana
Foi com drama. De virada. No fim, valeu a pena. O América-MG se classificou aos playoffs da Sul-Americana, entre os segundos colocados dos grupos da competição e os terceiros colocados das chaves da Libertadores, duelos que apontarão os clubes que irão às oitavas. O time buscou a vitória por 2 a 1 sobre o Peñarol (URU) nos minutos finais do jogo, disputado no estádio Centenário, em Montevidéu, na rodada final do Grupo F. Os uruguaios abriram o placar com Rodríguez. Danilo Avelar e Juninho marcaram para o Coelho.
- Lucas Lima perde pênalti, e Santos empata com o Blooming na estreia de Paulo Turra
O Santos se despediu de forma melancólica da Copa Sul-Americana. Sem chance alguma de classificação, o Peixe empatou por 0 a 0 com o boliviano Blooming, também eliminado, em uma Vila Belmiro com pouco menos de três mil pessoas A partida marcou a estreia do técnico Paulo Turra, substituto do demitido Odair Hellmann e que optou por uma escalação reserva. O duelo, de pouca qualidade técnica, teve ainda quase um minuto do Peixe com 12 jogadores em campo após confusão em substituição e uma gafe na hora de anunciar o público.Para piorar, Lucas Lima teve nos pés a bola da vitória, mas desperdiçou pênalti na trave.
Fonte: ge - Agência Brasil