O Governo do Amapá publicou o edital do processo seletivo simplificado, em caráter emergencial, para contratação temporária de 816 profissionais de saúde que vão atuar na ampliação da cobertura vacinal, bem como no enfrentamento ao surto de síndromes gripais. As inscrições podem ser feitas on-line até às 18h de sexta-feira, 19.
Durante todo o sábado, 20, as equipes da SVS farão a análise curricular dos inscritos e já no domingo, 21, será feita a publicação do resultado. Nos dias 22 e 23 de maio ocorre o treinamento dos profissionais habilitados para início, já na quarta-feira, 24, dos trabalhos.
Para as funções de nível superior, são oferecidas 126 vagas para enfermeiro; 252 para técnico em enfermagem; 30 vagas para farmacêutico, bioquímico ou biomédico. De nível médio, são 252 vagas para agente de vigilância em saúde e 156 vagas para digitador.
O contrato de trabalho tem validade de 1 ano a contar da data da assinatura, podendo ser prorrogado caso a situação emergencial continue. O prazo estipulado é o tempo necessário para sustentar a cobertura vacinal em longo prazo e alcançar a imunidade coletiva da população.
A carga horária será de 30 horas semanais ou em forma de plantões de 12h, a critério da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP).
As inscrições também ocorreram de forma presencial nesta quinta-feira, 18, no prédio da SVS, encerrando às 17h. A partir de agora, os interessados em concorrer as vagas, devem participar da seleção de forma on-line.
Após preencher a ficha de inscrição, os documentos devem ser enviados para o e-mail: amapa.svs@gmail.com. O candidato que não anexar qualquer dos documentos exigidos, incluindo a comprovação de experiência, será desclassificado.
Documentos necessários:
- Cobertura vacinal contra a gripe aumenta para 31,74% no Amapá
A cobertura vacinal contra o vírus influenza aumentou de 23,19% para 31,74% em todo o estado desde o último sábado, 13, quando o Governo do Amapá declarou situação de emergência em saúde pública, devido ao surto de síndromes gripais. Os municípios de Calçoene, Laranjal do Jari, Amapá e Porto Grande seguem com maiores percentuais.
As informações foram divulgadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) nesta quinta-feira, 18, e se referem à população com mais de seis meses. Desde 12 de abril, o Ministério da Saúde passou a recomendar a imunização contra a doença a partir dessa idade.
“A população tem atendido às campanhas de conscientização do estado sobre a importância da vacina e comparecido aos postos de saúde para se imunizar”, completou.
A meta do Governo do Estado é vacinar pelo menos 90% da população. Hoje, 79.778 doses distribuídas já foram aplicadas, sendo 22.837 em crianças de 6 meses a 6 anos de idade. O público infantil é o mais vulnerável às síndromes gripais.
Segundo a coordenadora de Imunizações da SVS, Maria Angélica Oliveira, em março, o Amapá recebeu do MS 264 mil doses da vacina para antecipar a campanha de vacinação contra a gripe. As unidades de saúde de todos os municípios foram abastecidas com o imunizante.
“Depois que a cobertura vacinal foi ampliada no estado, o Governo do Amapá solicitou mais 50 mil doses da vacina influenza para garantir o abastecimento”, reforçou Maria Angélica.
Quem não pode tomar a vacina da gripe?
Bebês com menos de 6 meses e pessoas que apresentaram reações alérgicas aos componentes da vacina ou às doses dos anos anteriores não podem receber a vacina da gripe.
Pode tomar a vacina da gripe estando gripado?
Não é recomendado tomar a vacina da gripe estando na fase aguda da doença com quadro febril. Isso se deve à necessidade de evitar que os sintomas da gripe sejam confundidos com os possíveis eventos adversos da imunização. Pessoas com sintomas leves, como coriza e tosse podem e devem se vacinar.
Fonte: Portal Governo do Amapá