Saúde

Vacinação bivalente contra Covid-19 começa nesta segunda em Macapá





Hoje é dia D de imunização e a programação será na quadra da igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem, Zona Sul da capital, das 9h às 15h.

Vacinação contra a Covid-19 em Macapá - vacina Pfizer — Foto: PMM/Divulgação

A vacinação bivalente contra a Covid-19 começou nesta segunda (27), em Macapá. A imunização é uma dose de reforço e pode tomar quem já foi vacinado até a segunda dose contra o coronavírus. Hoje é dia D de imunização e a programação será na quadra da igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem, Zona Sul da capital, das 9h às 15h. 

O imunizante bivalente está atualizado contra as últimas variantes do coronavírus, ela funciona como dose de reforço e deve ser aplicada a partir de três meses após a série primária de vacina ou reforço anterior. 

Quem pode tomar na primeira etapa

  • Idosos a partir de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhas e quilombolas a partir de 12 anos
  • Moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência; imunossuprimidos com 12 anos ou mais; indígenas.

 

O dia D de vacinação tem equipe multidisciplinar

 

Além do imunizante, durante a programação a prefeitura também disponibiliza atendimentos com: clinico geral, equipe de enfermagem, nutricionista e psicólogo, verificação de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e corte de cabelo. 

  • Dia D da Vacinação nesta segunda: quadra da igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem, Zona Sul da capital, das 9h às 15h. 
  • Grupos prioritários também poderão ir em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para tomar o imunizante nesta semana. 
  • Equipes também se deslocarão para vacinar pessoas ou profissionais em instituições de longa permanência como o abrigo São José. 

 

Campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19

 

A campanha faz parte de um plano nacional do Ministério da Saúde e começa oficialmente nesta segunda-feira (27) na maioria das capitais brasileiras. No início do mês de fevereiro o Amapá recebeu as primeiras 60,3 mil doses de vacina bivalente contra a Covid-19.

'Esse imunizante contém cepa atualizada contra o coronavírus, incluindo proteção contra a variante ômicron' diz o Ministério da Saúde. Até agora, a variante ômicron registrou uma das maiores taxas de transmissão no Brasil. 

 

Fonte: g1 AP - Luke Araújo