Após a alerta nacional de fortes chuvas, Macapá definiu um Plano Emergencial Preventivo de combate a alagamentos em áreas de riscos. Entre as ações está a limpeza e a desobstrução de canais da capital e o monitoramento da Defesa Civil.
Um dos pontos que já recebe serviços de limpeza é a região central de Macapá, que costuma apresentar grandes enchentes durante o "inverno amazônico".
Em um trecho entre a Avenida Raimundo Alvares da Costa e a Rua Professor Tostes já foi iniciado o serviço de construção de galerias para comportar o forte fluxo de água da chuva.
De acordo com o secretário Helson de Freitas, o cronograma de limpeza dos locais de risco está dentro do planejamento da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e é prioridade nesse momento.
“Estamos fazendo desassoreamento das principais bacias de decantação que cortam a capital. Estamos também trabalhando com uma equipe de mais 100 pessoas envolvidas dia e noite para garantir a limpeza nos locais que já possuem históricos de alagamentos”, disse.
O órgão alerta para que motoristas fiquem atentos e reduzam a velocidade em dias chuvosos, além de evitar o estacionamento em locais próximos de árvores de grande porte.
Fonte: g1 AP