Saúde

Brasil registra 39 novas mortes por covid-19 em 24 h





Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 39 novas mortes provocadas pela covid-19, como indica o boletim divulgado hoje (3) pelo Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia, a doença causou 688.267 óbitos em todo o país.

Pelos números do ministério, houve 6.971 casos confirmados de covid-19 no Brasil entre ontem e hoje, elevando o total de infectados para 34.846.308 desde março de 2020.

 

Cnfira outras noticias

- Saúde recebe 1 milhão de doses de vacina anticovid para crianças

 

O Ministério da Saúde informou na 5ª feira (3.nov.2022) que recebeu, na última semana, 1 milhão de doses da vacina contra a covid-19 destinadas para crianças de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidades. Segundo a pasta, o início do processo de distribuição aos Estados está previsto para a próxima semana.

 

Em outubro, o ministério liberou a aplicação de vacinas contra a covid-19 da Pfizer em crianças de 6 meses a 4 anos que tenham comorbidades. A ampliação de uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças nessa faixa etária foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em setembro.

 

DIFERENÇAS

 

A vacina para crianças de 6 meses a 3 anos tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para outras faixas etárias. O imunizante é aplicado em 3 doses de 0,2 ml (equivalente a 3 microgramas).

 

As duas doses iniciais devem ser administradas com 3 semanas de intervalo, seguidas por uma 3ª dose aplicada pelo menos 8 semanas depois da 2ª dose. A tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levam as crianças para serem vacinadas.

 

O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias.

 

A vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre -90°C e -60°C. Uma vez retirado do congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2°C e 8°C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original”, explicou a Anvisa.

 

- Queiroga é vaiado em evento e xinga plateia de “covardes”

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi vaiado nesta 5ª feira (3.nov.2022) durante seu discurso de abertura do 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Aracaju (SE).

Ao ser vaiado, o ministro respondeu à plateia. Durante sua fala, Queiroga chamou os presentes de “covardes” e disse que só sabiam “fazer bagunça”.

No Congresso, enquanto era vaiado, o ministro criticou a Venezuela e disse que o governo enviou dinheiro para a compra de equipamentos para o tratamento de covid-19 aos municípios, mas que as prefeituras optaram por não comprar os respiradores.

“Disseram que iam comprar respirador. Não compraram nenhum. Zero. É assim que vocês querem unir o Brasil? Vocês vão ter a resposta em breve”, declarou Queiroga.

Sergipe foi um dos 13 Estados em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não venceu no 2º turno das eleições. Enquanto o atual chefe do Executivo teve 32,8% dos votos válidos, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu 67,2%.

Poder360 procurou o Ministério da Saúde e o Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde para se manifestarem sobre as declarações do ministro, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

 

Fonte: UOL - Poder360