A média móvel de mortes causadas pela covid-19 ficou hoje em 137 e completa dez dias em tendência de queda. Já nas últimas 24 horas, foram registrados 20 óbitos. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte.
O índice variou -30% em relação a 14 dias atrás. Se o valor fica acima de 15%, indica alta; abaixo de -15%, como hoje, significa queda, e entre 15% e -15%, sinaliza estabilidade.
A média móvel é calculada a partir da média de mortes —ou de casos— dos últimos sete dias. O índice é considerado por especialistas como a forma mais eficaz de medir a evolução da doença.
Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Piauí, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe não registraram mortes neste domingo (28). Já o Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe não atualizaram os dados hoje.
Desde o início da pandemia, o Brasil acumula 683.548 mortes.
Três regiões apresentam queda na média móvel de mortes: Centro-Oeste (-51%), Sudeste (-45%) e Sul (-26%). Já o Nordeste teve estabilidade, com -12%, enquanto o Norte teve alta, de 91%.
Em relação às unidades da federação, três apresentam aceleração da média móvel, cinco estão estáveis e outras 11 em queda.
Região Sudeste
Região Norte
Região Nordeste
Região Centro-Oeste
Região Sul
- Número de casos de Covid-19 supera 600 milhões em todo mundo
O número de casos de contaminação por Covid-19 atingiu os 600,64 milhões em todo mundo, segundo levantamento da universidade Johns Hopkins. Já o número de mortes chegou a 6,485 milhões.
Os EUA relataram 94,18 milhões infecções e 1,04 milhão de vítimas fatais desde o início da pandemia, ambas as contagens mais altas do mundo, correspondendo a mais de 15% dos números globais.
Considerando os dados coletados nos últimos 28 dias, o país norte-americano permanece no topo da lista de óbitos, com 13,4 mil, mas fica na terceira colocação em número de registros positivos para o vírus, com 2,83 milhões.
No recorte das últimas quatro semanas, é o Japão que aparece com o maior número de casos, com 5,79 milhões, e 6,3 mil mortes, seguido da Coreia do Sul, com 3,2 milhões de registros positivos para Covid-19 e 1,5 mil vítimas fatais.
Pelo levantamento da Johns Hopkins, o Brasil aparece com um total de 34,3 milhões de infecções registradas e 683,3 mil mortes, ficando na segunda posição entre as nações em que a pandemia foi mais fatal e na quarta colocação entre os países mais casos relatados, atrás de Estados Unidos, Índia e França.
Nos últimos 28 dias, o Brasil contabilizou 555,3 mil casos e 4,9 mil vítimas fatais.
Fonte: UOL - CNN Brasil