Editais

Papa pede orações pelo valor, esforço e sacrifício dos pequenos e médios empresários





No vídeo de intenção de oração que Francisco confia a toda a Igreja para este mês de agosto, o convite para rezar pelos pequenos e médios empresários. Aqueles que, por exemplo, têm um comércio ou uma loja "investem na vida, gerando bem-estar, oportunidades e trabalho". Sublinhando o impacto negativo que a crise tem nas pequenas e médias empresas

Foi divulgado o Vídeo do Papa com as inteções de Oração para agosto, confiado por Francisco à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. Este mês, o Santo Padre reza "para que os pequenos e médios empresários, duramente atingidos pela crise econômica e social, possam encontrar os meios necessários para continuar suas atividades a serviço das comunidades em que vivem".

A crise que estamos a atravessar 

"Como resultado da pandemia e das guerras, o mundo enfrenta uma grave crise socioeconômica", diz o Papa, salientando que os pequenos e médios empresários estão entre os mais atingidos. De acordo com dados do Banco Mundial de 2021, uma em cada quatro empresas perdeu metade do seu volume de negócios devido a pandemia. Além disso, o apoio público é fraco precisamente onde ele é mais necessário: nos países pobres e para as pequenas empresas. 

Neste sentido, o Papa Francisco elogia aqueles que "com coragem, esforço e sacrifício, investem na vida, gerando bem-estar, oportunidades e trabalho". Os pequenos e médios empresários incluem aqueles que gerenciam uma loja, um restaurante ou uma oficina. Mas também aqueles que trabalham na limpeza ou no transporte, artesãos, entre muitos outros. São "aqueles que não aparecem nas listas dos mais ricos e poderosos e, apesar das dificuldades, criam empregos, mantendo a sua responsabilidade social". 

O Pe. Frédéric Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, comentou sobre esta intenção: "As crises que estamos vivendo são - como diz o Papa - um 'momento Noé', uma oportunidade para construir algo diferente. Neste sentido, os pequenos e médios empresários são de grande importância, a sua força criativa, a sua capacidade de fornecer soluções a partir de baixo. Sem eles não teria sido possível atravessar a crise da pandemia de Covid, e eles continuam mais necessários do que nunca. É por isso que é importante rezar por eles".

 

- Papa aos jovens de Medjugorje: com o coração aberto aprendam com Ele

Intenso apelo do Papa Francisco aos presentes no Festival dos Jovens em Medjugorje, convidado todos a não terem medo, e ir ao encontro de Jesus com tudo o que carregam no coração. “Ele é o único Senhor que oferece o verdadeiro descanso e a verdadeira paz"

Jane Nogara - Vatican News

Na manhã desta terça-feira (02/08) foi apresentada pela Sala de Imprensa da Santa Sé a Mensagem do Papa Francisco para os Jovens que participam do Festival (Mladifestv) em Medjugorje que se realiza de 1 a 6 de agosto. Francisco iniciou sua mensagem citando o evangelista Mateus cap. 11: “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Aprendei de mim e encontrareis descanso

Em seguida recordou aos jovens que como naquele tempo, assim também hoje, "Jesus se dirige a todos vocês, queridos jovens, e através do lema do Festival deste ano, inspirado no Evangelho que acaba de ser mencionado, Ele dirige Seu convite a vocês: 'Aprendei de mim e encontrareis descanso'".

Francisco recorda aos jovens que “Jesus sabe como a vida pode ser dura e que há muitas coisas que sobrecarregam nossos corações”. Por isso a chamada “vinde a mim e aprendei de mim”. "Esta chamada requer caminhada e confiança – continua o Papa - e não nos permite ficar parados, rígidos e temerosos diante dos desafios da vida. Parece fácil, mas em momentos escuros simplesmente nos retiramos para dentro de nós mesmos. É justamente desta solidão que Jesus quer nos fazer sair, e é por isso que ele diz: ‘Vinde’”.

Em seguida o Papa reitera seu convite aos jovens:

“Caros amigos, vão a Ele com o coração aberto, tomem seu jugo e aprendam com Ele. Vão ao Mestre para se tornarem Seus discípulos e herdeiros da Sua paz. Tomem Seu jugo com o qual descobrirão a vontade de Deus tornando-se assim participantes do mistério da Sua cruz e ressurreição”

Ele também carrega um fardo

Encorajando os jovens afirmou ainda: “Caminhando com Ele e seguindo-O, aprendereis com Ele. Ele é o Senhor que não impõe aos outros um fardo que ele mesmo não carrega. Ele se dirige aos humildes, aos pequeninos e aos pobres porque ele mesmo se fez pobre e humilde”.

“Queridos amigos – concluiu o Santo Padre - não tenham medo, vão a Ele com tudo o que vocês carregam em seu coração. Ele é o único Senhor que oferece o verdadeiro descanso e a verdadeira paz. Sigam o exemplo de Maria, Sua e nossa Mãe, que vos conduzirá a Ele”.

Fonte: Vatican News