As aulas nas escolas da rede pública estadual do Amapá retornam nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, conforme calendário da Secretaria de Estado da Educação (Seed). A previsão é de que 80% das instituições iniciem as atividades do 2º semestre nesta data.
Algumas escolas, que iniciaram o período de férias em data posterior ou que estão finalizando pequenos reparos e manutenções em seus prédios, devem retomar o ano letivo até o dia 5 de agosto. A Seed informa que todas as instituições vão garantir os 200 dias letivos e 800 horas, assegurados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
A orientação é para que pais e estudantes procurem a sua unidade de ensino, para certificarem-se sobre a data do retorno das aulas.
A Seed repassou R$ 1,3 milhão para as escolas, referentes ao Programa de Volta às Aulas, além de aproximadamente R$ 2 milhões para pequenos reparos e manutenções das unidades.
Reposição
As escolas que aderiram à greve e paralisações no 1º semestre, iniciarão a reposição das aulas aos sábados e durante as férias escolares, no período de 14 a 29 de janeiro de 2020, sem prejuízo aos estudantes. A reposição foi acordada entre o governo do Amapá e o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação (Sinsepeap), durante audiência de conciliação realizada no dia 18 de julho, no Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).
Escolas do Novo Saber
Das 12 escolas do Novo Saber no Amapá (Tempo Integral), 7 vão iniciar as aulas no dia 1º de agosto. São elas: José Firmo, Lucimar Amoras, Jesus de Nazaré, Carmelita do Carmo, Colégio Amapaense, Tiradentes e Raimunda Virgolino. Nas escolas Maria do Carmo, Elias Trajano (Porto Grande), Alberto Santos Dumont, Elizabeth Picanço e Augusto Antunes (Santana), as aulas vão retornar no dia 5 de agosto.
Seis escolas do Novo Saber passam por reforma e ampliação, executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf). As obras não interferem no calendário escolar, e a previsão é de que sejam concluídas ainda neste semestre.