Polícia

Dois homens envolvidos no assalto que deixou policial ferido morrem em confronto





(Foto: Rodrigo Indinho)

A Polícia Militar (PM) registrou a morte de dois homens após entrarem em confronto com a corporação na manhã desta terça-feira (02). Eles estavam envolvidos na tentativa de assalto que deixou o sargento do Batalhão de Força Tática, Eliel Fernandes, ferido após ser atingido por quatro tiros de arma de fogo na tarde de segunda-feira (1º), em frente a uma agência bancária, no centro de Macapá. Um terceiro envolvido também foi preso pela polícia.

De acordo com nota emitida pela PM, o primeiro confronto aconteceu por volta de 5h30 da manhã quando a corporação recebeu a denúncia de que envolvidos no assalto estavam reunidos numa residência, no bairro Novo Horizonte

Uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi até o local e, ao entrar na residência, foi recebido com disparos de arma de fogo, sendo revidado. Na ocasião, José Lino Coelho da Costa, de 44 anos, foi atingido e não resistiu aos ferimentos.

Com ele, a polícia encontrou um revólver calibre 38, com três munições deflagradas e três intactas. Na residência, foram encontrados seis cartuchos calibre 12, cinco munições calibre 38 e 58 munições calibre 7.62.

A polícia informou que José, conhecido como “tuchê”, estava em regime aberto domiciliar pelos crimes de roubo e organização criminosa, além disso, ele é apontado como chefe de uma facção no estado.

Por volta de 9h, a PM prendeu Hugo Ferreira Barbosa, de 19 anos. Ele estava escondido na casa de parentes, na rodovia do Curiaú. O envolvido estava com as armas utilizadas no assalto, mas negou ter efetuado os disparos contra o policial e informou que a ordem e o plano de assalto partiram de dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

Ainda em depoimento, Hugo relatou que informações sobre o depósito bancário que seria feito pelo sargento. Ele foi apresentado para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no Pacoval.

Com informações do envolvido preso, uma equipe do Batalhão de Força Tática (BTF) conseguiu localizar o terceiro suspeito. Ele estava numa residência, no bairro Novo Horizonte, e ao avistar os policiais começou a efetuar disparos, que foi revidado.

Na ocasião, Gean Pantoja Santos, de 24 anos, foi atingido e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local do confronto. Com ele, a polícia encontrou um revólver calibre 38, com quatro munições deflagradas. Já na residência, foi localizado um outro revólver calibre 38.

Gean, conhecido como “Chuck Norris”, estava em regime aberto domiciliar pelo crime de roubo.

Em nota, a PM informou que em ambos os confrontos foram acionados atendimentos médicos para os envolvidos, mas ao chegarem nos locais, os óbitos já haviam sido constatados. A Polícia Técnico-Científica (Politec) realizaram a remoção dos corpos e perícia nos locais.

Estado de Saúde do policial

A PM informou que o estado clinico de Eliel Fernandes é considerável estável. Ele passou por procedimento cirúrgico para retirar as balas e não corre risco de vida. O sargento continuará internado no Hospital de Emergência para ficar em observação.