Educação

Escola SESI Amapá promove ação de conscientização sobre o autismo





Um ambiente para despertar sensações foi preparado na Escola SESI Visconde de Mauá para promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação organizada pelo Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) envolveu atividades sensoriais e de psicomotricidade, com objetivo de estimular nos alunos o desenvolvimento psicomotor, equilíbrio, coordenação motora e orientação espaço-temporal.

As tarefas foram realizadas de maneira lúdica englobando os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e marcou o cronograma de iniciativas trabalhadas na escola referentes ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

Na ocasião, a psicóloga do SESI Amapá, Keila Amanajás, também conversou com os estudantes sobre comportamentos frequentes e a importância do respeito como fator de inclusão das pessoas autistas no ambiente escolar.

“A escola deve ser um ambiente de inclusão e é importante para o relacionamento e comportamento social das crianças e adolescentes. Por isso realizamos a atividade como forma de informar a comunidade escolar sobre o TEA e suas principais características, além de promover um momento lúdico”, explicou Keila.

 

Transtorno do Espectro Autista

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), órgão internacional ligado à OMS, o TEA se refere a condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem. Além disso, possui graus nos quais a pessoa pode ter maior ou menor dificuldade em algumas atitudes.

Este ano a Escola SESI Amapá, por meio do NEI, dá suporte educacional a 38 alunos diagnosticados com o espectro que estão matriculados na instituição de ensino. As atividades visam fundamentalmente promover a inclusão e o desenvolvimento de capacidades comunicacionais e psicomotoras.

 

Confira outras notícias 

- Tendências da educação são tratadas em capacitação ministrada a docentes do SESI e do SENAI Amapá

Com foco nos novos desafios da educação profissional, instrutores do SENAI e professores do SESI Amapá que atuam no Novo Ensino Médio participam de capacitação sobre metodologia de ensino. Ministrada por profissionais da empresa Senda Soluções Educacionais, do Paraná, o objetivo da consultoria é tratar de temas cada vez mais discutidos e exigidos na sociedade atual e também identificar os impactos da pandemia no processo de aprendizagem.

Tendências em educação, motivação, empatia, gerações, perfil docente, mediação e formas de aprendizagem, prática pedagógica e avaliação são alguns dos tópicos trabalhados durante o curso, que acontece no período de 30 de março a 1º de abril.

Na abertura da programação, a diretora de operações do SENAI e superintendente do SESI Amapá, Alyne Vieira, falou aos docentes sobre a importância de analisar as tendências e reformular, se for o caso, a maneira como o trabalho vem sendo desenvolvido. “A rotina no ambiente educacional exige constante atualização. Por isso, momentos como este são tão importantes e necessários para nortear o planejamento e adequar nossa proposta à realidade da educação e do mercado de trabalho”, disse Alyne Vieira.

Conduzido pela mestre em Tecnologia e Sociedade, Elaine Andrade, e a especialista em Gestão empresarial e em Gestão escolar, Vanessa Frason, o treinamento mescla exposição de assuntos, trocas de experiências e construção de  situações de aprendizagem.

Vanessa Frason explica que o professor precisa seguir as tendências mundiais e, mais do que nunca, ter uma visão ampla de como o processo educacional acontece, para que ele consiga estabelecer as estratégias mais adequadas ao perfil do aluno. “São diferentes alunos, com perfis também diferentes. Então o grande mote é trabalhar com situações de aprendizagem para desenvolver competências, com foco em resolução de problema, trazendo o estudante para uma autonomia muito maior do que ele tinha”, destaca a consultora.

O instrutor de Redes de Computadores do SENAI Amapá, Marcelo Costa, comentou sobre a importância de participar da capacitação, tendo em vista que vivemos uma transformação digital no setor industrial. “As tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 e a pandemia acabaram acelerando ainda mais esse processo e exigindo de nós, profissionais da educação, uma rápida e pronta adaptação. O SENAI já trabalha neste sentido, atualizando o aluno para as capacidades atuais, de modo que ele consiga acompanhar as inovações”, completou o docente.

 

-  Colaboradores do SESI e do SENAI Amapá participam de curso sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

 

 

 

Colaboradores e gestores do SESI e do SENAI Amapá participaram da palestra realizada pela Coordenação de Controle e Compliance sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. A conversa conduzida pela advogada do SESI/SENAI, Danielle Guidão, tratou dos tipos de comportamentos considerados como assédio.

 

Além de alertar sobre as punições, a advogada falou ainda quais são os canais de atendimento existentes e como devem ser encaminhadas as denúncias de assédio moral ou sexual em hipótese de acontecer dentro das instituições.

 

A palestra faz parte do cronograma de ações desenvolvidas pelo Programa de Compliance, que prevê cursos e palestras periódicas sobre temas importantes a fim de fazer cumprir as normas legais e regulamentares das empresas.

Fonte: SESI - SENAI Amapá