Macapá – Visando tornar o ambiente de trabalho das empresas saudável, produtivo e seguro, o Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá, realizará no período de 6 a 10 de maio, na Unidade Integrada SESI/SENAI – A Banda, o curso CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. O objetivo é capacitar os funcionários eleitos para atuar na CIPA, a fim de que eles possam proceder como multiplicadores na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Toda empresa que possui em seu quadro mais de 20 funcionários tem obrigação legal de constituir uma CIPA. Com duração de 20 horas/aula presenciais, ocurso é uma solução de educação continuada que trabalha conhecimentos básicos relacionados à segurança e saúde no ambiente laboral, de acordo com a Norma Regulamentadora 5 – NR 5 do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece a obrigatoriedade anual de treinamento.
Segundo a supervisora da educação continuada, Fabíola Monteiro, o treinamento é essencial para que os funcionários recebam direcionamentos pertinentes à prevenção de acidentes, por exemplo. “Os integrantes da CIPA precisam identificar e propor soluções para diminuir ou eliminar os riscos de acidentes no ambiente de trabalho. Com essa ação, o SESI está exercendo sua missão, que é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, bem como evitar as perdas decorrentes dos infortúnios laborais para as empresas”.
Segurança e Saúde nas empresas
Com larga experiência em soluções para a indústria, o SESI oferece produtos e serviços que vão além de exigências legais, ajudando empresas a identificarem situações de risco, reduzir os impactos das faltas, diminuir os prejuízos e o mais importante: promover uma rotina segura e saudável para os trabalhadores. Informações podem ser adquiridas pelo fone: 3084-8994.