(Foto: Olho de Boto)
Por vota das 17h00 desta sexta-feira, 29, a Polícia Civil do Amapá encerrou a Operação Sazonal com 83 prisões, realizadas através do cumprimento de mandados de prisões, na capital e nos interiores do Estado do Amapá.
A operação foi deflagrada nesta manhã e realizou o cumprimento de 100 mandados de prisões, pela prática dos mais diversos crimes, como homicídio, roubo, associação para o tráfico de drogas, associação criminosa. O maior número de prisões ocorreu na capital, Santana e Porto Grande.
Dentre as prisões, destacam-se oito integrantes de organizações criminosas capturados pela prática dos crimes de homicídio e roubo.
Além disso, 20 mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos, com o objetivo de apreender objetos ilícitos para comprovar a materialidade delitiva dos crimes que estão sendo apurados. Drogas e armas de fogo foram apreendidas.
A Delegacia Geral de Polícia Civil coordenou a operação, que é oriunda de cerca de 30 dias de investigações, período em que foram mapeados os locais de maior incidência de crimes, bem como criminosos que vem atuando na capital e nos interiores do Estado do Amapá.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Uberlândio Gomes, o período de investigações que antecede a realização das operações policiais é essencial para um resultado positivo.
“Antes de deflagrarmos uma operação desse porte, a Polícia Civil do Amapá esteve empenhada em realizar investigações, mapeando criminosos e lugares de alto índice de criminalidade na capital e nos interiores. Os Delegados de Polícia, vislumbrando a plausividade dos elementos que ensejam os requisitos da prisão preventiva, representaram junto ao Poder Judiciário, os quais foram deferidos”, disse Gomes.
Diante o trabalho realizado pela polícia judiciária em todo o Estado que resultou na queda dos índices de criminalidade, o delegado-geral destacou que “em apenas três meses desse ano de 2019, já foram desencadeadas 11 operações pela Polícia Civil do Amapá, que culminaram em mais de 500 prisões. Além disso, nesse mesmo período, 116 menores em situação de risco foram retirados de locais inapropriados. As investigações e as operações continuarão em todo o Estado, o que certamente acarretará em mais prisões”.
A ação, que aconteceu na capital e nos interiores do Estado do Amapá, salvo Cutias, Itaubal e Serra do Navio, mobilizou 150 policiais e utilizou 30 viaturas.
A força-tarefa recebeu o nome da Operação Sazonal uma vez que esse tipo de ação ocorre periodicamente, sendo é uma das diretrizes da Polícia Civil do Amapá.
Fonte: Polícia Civil