Polícia

Saída temporária: 7 internos não retornaram para o Iapen





 

Sete detentos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) não retornaram após terem concessão de saída temporária no fim de ano. O benefício foi concedido a 254 internos que, neste período, utilizaram tornozeleiras eletrônicas monitoradas pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Apesar do quantitativo, a instituição classifica o não retorno como média razoável.

Segundo a direção do Iapen, em entrevista ao portal de notícias G1 AP, os presos que não retornaram são considerados fugitivos. Mesmo com tornozeleiras eletrônicas, quatro deles violaram o material, sendo considerado uma falta grave.

A direção pondera que os presos teriam o benefício concedido mesmo sem as tornozeleiras e que o material possibilitou o monitoramento de todos. A fiscalização ocorre dentro de uma sala central, 24 horas por dia.

Através do monitoramento é possível identificar a localização em tempo real do detento, o trajeto percorrido por ele. Além disso, caso algum preso tente romper a tornozeleira, um alerta é emitido.

A Sejusp analisa o não retorno dos detentos como uma evasão dentro do esperado, que é de 4%.

As tornozeleiras eletrônicas são novidades para as saídas temporárias de detentos do Iapen. Segundo a Sejusp, cerca de R$ 130 mil foram economizados na segurança.

A secretaria irá usar os aparelhos também em detentos do regime semiaberto e em pessoas que cumprem medidas protetivas.