A Chamada Escolar é destinada às crianças, jovens e adultos que não frequentam a rede pública de ensino. Para o público com necessidades educacionais específicas, haverá prioridade na matrícula, assim como a escolha da escola mais próxima de sua residência.
Redação
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) anunciou o início das inscrições para Chamada Escolar 2019 para o dia 5 de novembro, segunda-feira, às 10h. O processo ficará aberto até o dia 7, quarta-feira, e deve ser realizado através do site www.escolapublica.ap.gov.br.
A Chamada Escolar é destinada às crianças, jovens e adultos que não frequentam a rede pública de ensino. Para o público com necessidades educacionais específicas, haverá prioridade na matrícula, assim como a escolha da escola mais próxima de sua residência.
A Semed disponibilizará polos nas escolas municipais aos pais ou responsáveis que não tem acesso à internet. Para preencher o formulário de inscrição é necessário ter em mãos a Certidão de Nascimento, CPF e carteira do SUS do estudante; e RG, CPF e comprovante de residência dos responsáveis.
O preenchimento online é para interessados em estudar em instituições da zona urbana de Macapá. Para os interessados em escolas estaduais dos municípios de Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande, Mazagão, Tartarugalzinho, Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari, Calçoene, Amapá, Ferreira Gomes, Cutias, Pracuúba, Itaubal e Serra do Navio, além das escolas estaduais e municipais da zona rural de Macapá, o preenchimento será feito por meio de formulário impresso.
Estudantes da rede municipal ficam em 2º lugar no ENETEC 2018
Eduardo Sepeda, Yasmin Kyara, Luane Monteiro e Pâmella Jhuly, estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Aracy Nascimento, ficaram em 2º lugar no Encontro Nacional de Educação Tecnológica (Enetec) 2018. O evento aconteceu em Presidente Prudente (SP), na sexta-feira, 26, com representantes de todo o país. Os estudantes apresentaram um jornal interativo que mostra o regionalismo cultural do Amapá, o Click News Aracy.
As crianças desenvolveram o jornal utilizando a ferramenta digital Visual Class, que possibilitou a criação do jornal com jogos e comunicação interativos. Em São Paulo, os alunos apresentaram o material produzido por eles e fizeram apresentações culturais para mostrar a cultura amapaense para o público.
“Os alunos desenvolveram este projeto em um mês. Isso possibilitou que eles pesquisassem e conhecessem mais da cultura do nosso estado, foram para o campo e trouxeram tudo para a plataforma do Visual Class, que eles também já dominam muito bem”, contou a professora-orientadora Rutilene Figueiredo.
Os estudantes viajaram com apoio da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A equipe de técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTM/Semed) também esteve presente no processo, treinando professores e alunos para a apresentação do trabalho e uso dos recursos tecnológicos como processo pedagógico.