O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, sancionou nesta quarta-feira (7), a Lei nº 059 de 2021 que institui o Dia do Sociólogo na capital – será comemorado no dia 10 de dezembro. A lei foi é autoria do vereador Nelson Souza (PSD) e a partir deste ato, a data passará a constar no calendário oficial do município.
“A Prefeitura de Macapá tem um olhar muito forte para a questão social e nós estamos aqui apenas resgatando uma injustiça, porque o dia 10 de dezembro já o Dia do Sociólogo, inclusive nacionalmente, e a Prefeitura vem resgatar um erro histórico. Agora, nesta data, teremos um dia para pensar em um país mais justo, igualitário e no qual o brasileiro tenha orgulho de comemorar”, destacou o prefeito.
O vereador Nelson Souza, que é sociólogo e foi autor do Projeto de Lei que instituiu o dia, destacou que esta iniciativa vem carregada de simbolismo e representatividade.
“Eu apenas servi de instrumento para o Sindicato dos Sociólogos do Estado do Amapá junto à Câmara de Vereadores e agradeço aos vereadores que votaram à favor da aprovação deste projeto. Este gesto, que foi pelo prefeito, vai ficar marcado”, afirmou.
Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Sociólogos do Amapá, Adaelson Farias, disse que esse é um momento muito importante para todos representarmos esta categoria, pois eles tão há 11 anos tentando conquistar espaço.
“Esse momento reconhece a nossa categoria como pessoas e profissionais técnicos que atuam dentro do contexto da organização social e que têm importância em compreender diferentes realidades”, disse.
A partir da assinatura, o documento será encaminhado para publicação no Diário Oficial do Município, a fim de validar o mesmo como lei.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social