O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta segunda-feira (28), os três editais que definem os prazos e critérios para se inscrever nos processos seletivos do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2021.
Por meio dessas três seleções, o Governo Federal oferece aos estudantes diversas oportunidades para ingressar no ensino superior. Em todas elas a classificação é feita com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em julho, serão abertas as inscrições para o Prouni e Fies e, em agosto, do Sisu.
Os interessados em disputar as bolsas do Prouni podem se inscrever a partir do próximo dia 13 de julho até as 23h59 do dia 16 de julho, exclusivamente, na página eletrônica do Prouni, conforme definido no Edital nº 37.
O resultado do Prouni é divulgado em duas chamadas. No dia 20 de julho será divulgado o resultado da 1ª chamada e, no dia 3 de agosto, o resultado da 2ª chamada.
De 20 a 28 de julho é o período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e também para o processo seletivo próprio da instituição de ensino, quando houver.
Já o período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das instituições de ensino, quando houver, será de 3 a 11 de agosto.
Nos dias 17 e 18 de agosto, os interessados ainda terão a chance de participar da lista de espera. O resultado sai no dia 20 de agosto. E de 23 a 27 de agosto é o período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados nessa última etapa da seleção do Prouni.
De acordo com o Edital nº 38, que rege o processo seletivo do Fies para este segundo semestre, os interessados em disputar as vagas ofertadas pelo Fies podem se inscrever, a partir do dia 27 de julho até as 23h59 do dia 30 de julho, exclusivamente, na página eletrônica do Fies.
O resultado dos candidatos pré-selecionados será divulgado em chamada única, no dia 3 de agosto. O prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única, também na página do Fies, será de 4 a 6 de agosto.
Quem não for pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera. O período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera será de 4 a 31 de agosto.
As inscrições ao processo seletivo do Sisu do segundo semestre de 2021 poderão ser feitas de 3 de agosto até as 23h59 do dia 6 do mesmo mês, exclusivamente na página eletrônica do Sisu.
O resultado do Sisu será divulgado em chamada única, no dia 10 de agosto. O período para matrícula dos selecionados em chamada única será de 11 a 16 de agosto.
Quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. O prazo para manifestar interesse será de 10 a 16 de agosto. Como a convocação por meio da lista de espera é feita diretamente pelas instituições de ensino, os candidatos devem acompanhar as informações divulgadas pela própria instituição.
Com informações do Ministério da Educação