Polícia

Operação da PF investiga tráfico de drogas sintéticas entre Brasil, Guiana Francesa e Suriname





"Douce Iliusion" foi deflagrada nesta sexta-feira (25) com objetivo de combater a entrada de entorpecentes pela fronteira no extremo norte do Amapá.

Agentes durante diligência da operação Douce Iliusion — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Agentes durante diligência da operação Douce Iliusion — Foto: Polícia Federal/Divulgação 

Como parte das ações da Semana Nacional de Políticas Contra as Drogas, que encerra nesta sexta-feira (25), policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão em uma residência no município de Oiapoque, no extremo norte do Amapá. A operação "Douce Iliusion" tem como objetivo coibir a entrada de entorpecentes que são adquiridos a partir da Guiana Francesa e do Suriname, segundo a polícia. 

A "Douce Iliusion" teve como alvo a residência de um homem, que não teve nome e nem idade divulgada. De acordo com a Polícia Federal (PF), ele era responsável por fornecer drogas sintéticas em festas que eles mesmo promovia no município. 

Alguns desses eventos aconteciam em casas noturnas e clandestinas, mesmo no período restritivo de pandemia, segundo a polícia. 

Operação teve como alvo a residência de um homem suspeito por distribuir os entorpecentes em festas  — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Operação teve como alvo a residência de um homem suspeito por distribuir os entorpecentes em festas — Foto: Polícia Federal/Divulgação 

As drogas teriam entrado no território brasileiro por meio de pequenas embarcações vindas de várias regiões, a maioria da Guiana Francesa e do Suriname. 

Durante a ação, a PF levantou dados sobre a prática de tráfico de drogas na região, além de tentar identificar possíveis integrantes do esquema. 

Se confirmado o envolvimento, os investigados podem responder por tráfico internacional de drogas, cuja pena pode chegar a 25 anos de prisão. 

Fonte: G1 Amapá