Política

6 Deputados do Amapá votam a favor do fura-fila da vacina





6 deputados do Amapá votaram para que a vacinação da covid-19 deixe de ser direito pelo SUS e vire direito para quem puder pagar: 

Acácio Favacho (PROS)

Aline Gurgel (Republicanos)

André Abdon (PP)

Leda Sadala (Avante)

Luiz Carlos (PSDB)

Vinicius Gurgel (PL)

O projeto foi apelidado de “fura-fila”. Na prática, esta proposta implica que empresários poderão ser vacinados antes do cumprimento do calendário de vacinação dos grupos populacionais que apresentam maior risco de infecção sendo, portanto, prioritários; que não estarão obrigados a doar as vacinas compradas para o SUS.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 6, o texto-base do Projeto de Lei 948/21, que permite à iniciativa privada comprar vacinas para a imunização gratuita de seus empregados. 

O substitutivo aprovado, da deputada Celina Leão (PP-DF), prevê que essas compras, se feitas junto a laboratórios que já venderam vacinas ao governo federal, poderão ocorrer apenas depois do cumprimento integral do contrato e da entrega dos imunizantes ao Ministério da Saúde.

Mas o substitutivo prevê que poderão ser compradas vacinas que ainda não foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, isto é, fora dos laboratórios que fornecem para o poder público. Deputados questionam que isso pode comprometer a qualidade das vacinas e ignorar lista de prioridades instituída pelo Governo Federal.

 

Fonte: Informações da Agência Câmara de Notícias e Câmara dos Deputados