Cotidiano

Cidade Arborizada: rotatórias, canteiros centrais e praças recebem os serviços





A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam), realiza regularmente ações de plantio de mudas arbóreas de pequeno e médio porte na cidade. As atividades são coordenadas pelo Horto Municipal e são realizadas em rotatórias, canteiros centrais, praças e demais logradouros públicos.

A coordenadora da Divisão de Paisagismo, Arborização e Educação (DPA) da Semam, Fátima Almeida, explica que é necessário realizar a plantação da espécie correta, de acordo com as especificidades do local.

“Este serviço de paisagismo realizado pela Semam, visa deixar nossa cidade mais bonita e para isso, cada espécie deve ser plantada de maneira correta, conforme o local. Por exemplo, nos canteiros e rotatórias utilizamos mudas ornamentais que não atrapalham o passeio das pessoas. Já nas praças e logradouros públicos, utilizamos arbóreas de grande e médio porte, dependendo do espaço”, pontuou a coordenadora.

Os serviços incluem ainda a retirada de espécies invasoras e ervas daninhas, limpeza e manutenção nos canteiros, roçagem da grama, reposição de mudas, irrigação e adubação. O trabalho é executado pela equipe da DPA/Semam e colaboradores do Projeto Liberdade e Cidadania.

Parcerias
Em outra frente da arborização e recuperação de áreas de proteção, a Semam recebeu 800 mudas de açaí branco da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As mudas serão utilizadas no reflorestamento da área de preservação do Lago da vaca, Lagoa dos Índios e na área de preservação da ressaca do Tacacá, localizada perto do Bioparque da Amazônia.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana