Cultura

Celebrando 241 anos, Festa de São Tiago inicia nesta semana





 

Novenas, missas, bailes, arraiais e a famosa encenação centenária da batalha entre mouros e cristãos fazem parte dos 12 dias de evento.

 

Neste ano, a tradicional Festa de São Tiago completa 241 anos. Para comemorar a data, a organização divulgou uma extensa programação cultural e religiosa, que acontecerá entre os dias 16 e 28 de julho, na Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão. Novenas, missas, bailes e arraiais e a famosa encenação centenária da batalha entre mouros e cristãos fazem parte dos 12 dias de evento.

Na última sexta-feira (13), foi realizada a peregrinação das imagens de São Tiago e São Jorge pelos órgãos públicos e residências de devotos dos santos, acompanhado por um grupo com cerca de 30 pessoas, entre figurantes, grupo litúrgico, caixeiros e atiradores, em Macapá. Após a celebração da missa, os guardiões da comitiva apresentaram o Vominê, uma dança que marca a vitória dos cristãos na batalha contra os mouros, encenada no último dia da programação da Festa de São Tiago.

Programação

O evento iniciou nesta segunda-feira, 16, com a Alvorada Festiva, à 4h da manhã. À noite, a programação contou com Novena e Arraial organizado por comunidades rurais, famílias e comerciantes. Nesta terça-feira, 17, haverá Novena (Famílias Queiroz e Videira), às 18h30, e em seguida,
o Arraial a cargo da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, com início às 20h.

Na quarta-feira, 18, tem Novena (Famílias Torres e Penha), às18h30, e Arraial organizado por servidores municipais, estaduais e federais, às 20h. No dia 19 (quinta-feira), a programação inicia com Missa, às 18h30, e Arraial a cargo da Família Barreto (20h). No dia seguinte, 19, continua-se com a Novena (Família Silva e Barriga) e Arraial a cargo da Família Tavares e Panificadora Nossa Senhora das Graças, nos mesmos horários.

O final de semana tem programação intensa. No sábado, 21,
tem Novena (Família Jacarandá) e Arraial a cargo: Associação cultural da festa de são Tiago – ACFST; Cavalaria de São Tiago; Atiradores da festa de são Tiago; Fogueteiros da festa de são Tiago; Caixeiros da Festa de São Tiago; Coordenação dos mascaras da festa de são Tiago; Criadores de Cavalos de Mazagão (CCM); Panificadora Joana Salete; Casa Rural. No domingo, 22, além da Missa (18h30) e do Arraial a cargo do Governo do Estado do Amapá (20h), ainda haverá um Baile Dançante, às 23h30.

Na segunda feira, 23, será realizada Novena, organizada pela Família Silveira, às 18h30, Arraial a cargo da Prefeitura Municipal de Mazagão e Câmara de Vereadores, com início às 20h, e Baile Dançante, às 23h30. No penúltimo dia de evento, a programação conta com Alvorada Festiva, às 4h, Entrega dos Presentes, 16h, Missa, 18h30, e Baile de Máscaras, 21h30.

Na quarta-feira, 25, último dia de evento, a programação conta a saída do Arauto convidando as figuras para o círio (7h), Missa solene em frente à Capela de São Tiago (8h), Início do círio (9h), Dança do Vominê para convidados e em residências locais (11h), Passagem do “Bobo Velho” (12h). O evento encerra às 15h, com a saída do arauto anunciando o início da batalha, com os seguintes episódios: Descoberta do Atalaia, Morte do Atalaia, Armadilha (Emboscada feita pelos cristãos), Captura e venda das crianças cristãs e partilha do dinheiro, Troca do corpo do Atalaia pela bandeira moura e Batalha entre mouros e cristãos, tomada do estandarte mouro e batalha final.

Redação