Saúde

Plano Estadual de Vacinação contra covid-19 alcança quilombolas e ribeirinhos





O Plano Estadual de Vacinação continua avançando em todo o Estado do Amapá. Dessa vez, o público alvo alcançado são comunidades ribeirinhas e quilombolas. Já foram destinadas 11.160 doses de imunizantes para esses segmentos.

Até o momento 5,84% da população amapaense já foi vacinada com a primeira dose e 1,92% completaram o ciclo com a segunda dosagem, totalizando mais de 65 mil doses aplicadas pelas prefeituras em um universo de 101.989 doses distribuídas pelo Governo do Estado. Os dados estão disponíveis em http://painel.corona.ap.gov.br/vacina/.

Os números tendem a aumentar conforme o recebimento de novos lotes de vacinas.

"É importante salientar que a população tem atendido a campanha e que não estamos medindo esforços para colocar em prática nosso plano, que é vacinar a maioria da população o mais rápido possível", declarou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS no Amapá.

Vacinação dos grupos prioritários

De acordo com os dados disponibilizados pelas prefeituras e atualizados diariamente no portal http://painel.corona.ap.gov.br/vacina/, destacam-se os grupos prioritários na vacinação mais de 86% dos profissionais da saúde tomaram a primeira dose e mais de 87% de pessoas acima de 80 anos começaram o ciclo.

Outros 49% de pessoas entre 65 e 69 anos também já se encontram em parte imunizados, pessoas com deficiência e idosos institucionalizados estão 100% vacinados e foram alcançadas em torno de 69% dos povos indígenas .

Desde o início da semana começou a vacinação para ribeirinhos, alcançando 13% deste público e comunidades quilombolas estão em 0,8%.

"O avanço é gradual, dentro das possibilidades que encontramos, mas é importante ressaltar o cumprimento à risca do plano de vacinação instituído pelos órgãos de saúde e o governo do estado, e que aos poucos, com a união e força de todos, conseguiremos vencer a pandemia de covid 19 no nosso estado", enfatizou Malafaia.

Nesta quarta-feira, 31, o Plano Nacional de Vacinação sofreu alteração à pedido dos governadores, incluindo o governador Waldez Góes e demais governadores da Amazônia, antecipando a vacinação de pessoas das forças de segurança e salvamento e forças armadas envolvidos diretamente no combate à pandemia de covid-19.

De acordo com a nota técnica 297/21 - MS, serão disponibilizadas doses exclusivas para este público.

O plano Estadual de Vacinação segue as mesmas orientações do nacional e com esta mudança irá realizar a alteração do mesmo, sendo que os demais públicos, como idosos com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, trabalhadores da educação e os demais grupos se manterão no novo plano.

A última versão do Plano Estadual de Vacinação atualizada dia 23 de março, se encontra em:

https://editor.amapa.gov.br/arquivos_portais/publicacoes/SVS_8d9cb208f8d61e96c91adc9eb8fb289f.pdf

 

Fonte: Portal Governo do Amapá