Economia

Saques do abono salarial estarão disponíveis até o dia 30 de dezembro





 

Ao todo são 4.893 trabalhadores amapaenses que terão uma nova chance de retirar os valores, que somam um montante de R$ 3,6 milhões.

 

O saque do abono salarial ano-base 2016, que havia encerrado no fim de junho, foi prorrogado. Agora, trabalhadores amapaenses poderão se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal no período de 26 de julho e 30 de dezembro para retirar os valores. A prorrogação foi anunciada pelo Ministério do Trabalho (MTE) essa semana.

Esse é o terceiro ano seguido que há a prorrogação do saque do abono salarial. Ao todo são 4.893 trabalhadores amapaenses que terão uma nova chance de retirar os valores, que somam um montante de R$ 3,6 milhões. O aumento do prazo para retirada do abono salarial foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

Para sacar o abono salarial, o cidadão do setor público ou privado deve ter trabalhado por no mínimo 30 dias de carteira assinada em 2016, recebendo até dois salários mínimos por mês.

O benefício é pago desde o 2º semestre do ano passado atendendo a cronograma que encerrou em março. Desde então, todos que poderiam receber e não fizeram a retirada podem sacar.

Para os trabalhadores da iniciativa privada e que fazem parte do Programa de Integração Social (PIS), o pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos, o pagamento é feito pelo Banco do Brasil, através do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Dependendo do tempo em que o cidadão trabalhou formalmente em 2016, o valor varia podendo ser de R$ 80 a R$ 954. Por exemplo, se o período trabalhado foi de 12 meses, vai receber o valor integral do benefício, que é de um salário mínimo (R$ 954). Se trabalhou um mês, vai receber o equivalente a 1/12 do salário (R$ 79,50), e assim sucessivamente.

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação.

Em caso de dúvidas sobre o direito, o MTE recomenda que o cidadão procure uma agência da Caixa ou a superintendência do trabalho no estado. Além disso, algumas informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729-00-01.

 Redação