Política

Após ser reeleito, Clécio Luís cumpriu apenas 3 de suas 42 promessas





 

As promessas são divididas nas seguintes áreas: Administração, Economia, Educação e Cultura, Direitos Humanos e Sociais, Habitação e Infraestrutura, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Saúde. Outras 5 propostas estão em andamento.

 

Nesta semana, as promessas do atual Prefeito de Macapá, Clécio Luís (REDE) foram levantadas pelo Portal G1, a partir de entrevistas e debates, além do Plano de Governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Elas são divididas nas seguintes áreas: Administração, Economia, Educação e Cultura, Direitos Humanos e Sociais, Habitação e Infraestrutura, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Saúde. Após ser reeleito em 2016, ele cumpriu 3 de 42 promessas. Outras 5 propostas estão em andamento.

“Este programa começou a ser implementado na primeira gestão de Clécio à frente da prefeitura de Macapá. Foi o documento que norteou o Plano Plurianual Participativo 2014 a 2017. Orientou a experiência do “Congresso do Povo”. Transformou-se em ações concretas do governo municipal. Evidentemente o programa não se esgotou, ainda há muito por fazer. Nosso desafio é prosseguir em sua execução, aprimorando-o com a experiência do primeiro mandato”, diz trecho do documento apresentado ao TSE.

As três promessas já cumpridas pela atual gestão da prefeitura foram: (1) assumir a iluminação pública, (2) implantar a zona franca verde e (3) adquirir uma unidade móvel adaptada para o atendimento do cadastro único nas comunidades rurais.

Outras cinco foram parcialmente cumpridas. São elas: (1) criar o centro de processamento de dados, (2) criar a carteirinha para a pessoa com deficiência, (3) implantar conselhos escolares em todas as escolas municipais, (4) asfaltar 60 km de vias urbanas em quatro anos e (5) concluir e operacionalizar o centro especializado em reabilitação.

Nas áreas de Educação e Cultura e Direitos Humanos e Sociais concentram-se o maior número de promessas, totalizando 23. Na primeira, do total de 9, apenas a proposta de implantar conselhos escolares em todas as escolas municipais está parcialmente cumprida. A prefeitura informou que, das 80 escolas municipais, 63 já possuem conselhos escolares em atividade. As demais 17 instituições de ensino, segundo a gestão, estão em processo de implantação do serviço.

Em Direitos Humanos e Sociais, de 14, cumpriu-se apenas a proposta de adquirir uma unidade móvel adaptada para o atendimento do cadastro único. Criar a carteirinha para a pessoa com deficiência nas comunidades rurais, também proposta para a área, foi parcialmente cumprida. Na área de Habitação, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente não houve cumprimento de promessa.

 Redação