Cotidiano

Prefeito de Macapá empossa novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural





O Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, empossou dez representantes no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). O Conselho é integrante da estrutura básica da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e os representantes foram nomeados nesta quinta-feira (25), em uma cerimônia restrita na Prefeitura de Macapá.

“Quando recebemos do povo a missão de governar Macapá, recebemos a missão de trabalhar para todos, em uma gestão inclusiva, que alcance comunidades e grupos. É para esta missão que eu me alio aos novos conselheiros de cultura empossados”, disse Dr. Furlan.

“Que cada um dos senhores represente uma vertente, defenda uma ramificação e trabalhe ao nosso lado para promover cultura democrática e inclusiva de Norte a Sul de Macapá”, completou o prefeito.

De acordo com o estatuto, o Conselho é formado por 16 membros titulares e quatro suplentes. Desse total, oito titulares e dois suplentes representam o poder público, com cadeiras da Fumcult, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação (Sempla) e Secretaria Municipal de Finanças (Semfi). Todos são de livre escolha do prefeito. Os demais são representantes da sociedade civil organizada e são eleitos democraticamente.

O jornalista e historiador amapaense Edgar Rodrigues foi um dos escolhidos pelo chefe do executivo municipal para compor o quadro de representantes do poder público. Ele é uma figura ilustre em Macapá e possui um acervo de quase 40 mil assuntos, entre imagens e textos, relacionados à História e Cultura Amapaense.

“Eu já integrei o primeiro Conselho Municipal de Cultura nos anos 90 e o órgão de cooperação vai além de fiscalização, ele ajuda o município nas aprovações de propostas que visam o melhor desempenho e aproveitamento dos segmentos artísticos e culturais. Ele é aliado do município’’, ressaltou Edgar.

Conselho
O Conselho Municipal de Política Cultural foi criado através da Lei n° 2.214/2016. Segundo o estatuto é um órgão colegiado deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador. Sua composição partidária corresponde entre o Poder Executivo e a Sociedade Civil. Ele tem a finalidade de promover uma gestão democrática e autônoma da política cultural do município.

Sua principal atribuição é atuar, com base nas diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura (CMC), fiscalizando e avaliando as políticas públicas de cultura que são estabelecidas no Plano Municipal de Cultura.

Confira abaixo a lista dos nomeados correspondentes do Poder Público:

Representantes titulares da Fumcult
• Alain Cristophe Façanha Medeiros
• Edgar Paula Rodrigues
• Pablo William Ferreira Sena
• Priscila Danielle França Costa de Araújo

Representantes titulares da Semed
• Edielson de Souza Silva
• Diego dos Santos Trajano

Representante titular e suplente da Sempla
• Fernanda Paula Alcântara de Veiga Cabral
• Luís Otávio Sá de Miranda

Representante titular e suplente da Semfi
• Pedro Paulo da Silva Costa
• Mario Rocha de Matos Neto

Fonte: Prefeitura de Macapá - Aline Paiva - Fundação Municipal de Cultura