Ciência

Vacina Sputnik V tem 91,6% de eficácia, garantem cientistas





A vantagem é que ela pode ser armazenada em geladeiras comuns, com temperaturas ente 2 a 8 graus. A vacina deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias.

A vacina Gam-COVID-Vac, conhecida como Sputinik V, é desenvolvida desde o primeiro semestre de 2020. Ela é utilizada atualmente em mais de 20 países, tendo a Argentina como um dos primeiros a utilizá-la fora da Rússia. As suas vantagens são o fácil acondicionamento e sua eficácia.

Dados positivos publicados no "The Lancet", reconhecido periódico científico, demonstram que a Sputnik V apresentou 91,6% de eficácia geral e 100% em casos moderados a graves e pouquíssimos registros de reações adversas.

Podendo ser armazenada em geladeiras comuns, com temperaturas ente 2 a 8 graus, é sem dúvida, na visão das autoridades em saúde pública, componente importante para o Amapá. A vacina deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias.

Compra da vacina no Amapá.

O governador Waldez Góes autorizou na terça-feira, 23, crédito de R$ 24.760.575,00 para a compra das 450.000 doses da vacina Sputnik V que garantirá a imunização de 44% da população amapaense, junto com as vacinas de outros laboratórios que já estão sendo utilizadas.

Com este percentual será possível a conclusão de todas etapas de idosos e o avanço nos grupos prioritários, seguindo assim as diretrizes do Plano Estadual de Vacinação.

 

Fonte: Portal Governo do Amapá - Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marco Antônio P. Costa - Foto: Maksuel Martins