Cotidiano

Retaguarda ampliada: Estado inicia implantação de novos leitos na Maternidade Zona Norte de Macapá





Até a próxima semana, 30 novos leitos para pacientes com covid-19 estarão disponíveis.

Depois de ativar 20 leitos exclusivos de covid-19 na UPA da Zona Sul, o Governo iniciou os preparativos para implantar outros 30 leitos na maternidade Bem Nascer, na zona norte de Macapá.

O Governador do Amapá, Waldez Góes, acompanhou o processo de implantação de novos leitos, que estarão disponíveis na próxima semana. Com os 30 novos, a ampliação da retaguarda na saúde chegará a 50 novas vagas de UTI e leitos clínicos.

Durante a avaliação do espaço, Góes informou que os investimentos na saúde para enfrentamento da pandemia são realizados diariamente com ampliação de leitos, da cobertura vacinal, apoio as prefeituras, para atender as pessoas infectadas e prevenir novos casos.

“Estamos nos últimos detalhes de limpeza, revisão na estrutura, oxigênio, para começar a implantação dos equipamentos na próxima semana, reforçando a retaguarda da alta e média complexidade no atendimento aos pacientes com covid-19”, afirmou o governador.

Waldez Góes lembrou que este é um trabalho conjunto e que necessita da colaboração de todos, pois o estado atravessa um momento crítico, com crescimento acelerado da taxa de contaminação e agravamento veloz de pacientes infectados, o deixa o sistema de saúde pressionado.

“O governo está ampliando a retaguarda da saúde, porém também precisamos da colaboração das pessoas no cumprimento das medidas preventivas. Se diminuirmos o número de contato entre as pessoas, consequentemente diminuímos o número de contato viral”, lembrou Góes.

Além dos leitos, o governo também vai ampliar a cobertura vacinal. Ainda neste fim de semana, 15.450 novas doses serão distribuídas para os 16 municípios para continuidade do Plano Estadual de Vacinação.

 

Fonte: Portal Governo do Amapá - Anne Santos - Foto: Erich Macias/Secom