Cotidiano

Novo Aeroporto Internacional de Macapá tem previsão de funcionamento para dezembro





 

Após a conclusão das obras, estima-se que o novo espaço movimentará 5 milhões de passageiros anualmente.

 

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anunciou para dezembro de 2018 a entrega do novo Aeroporto Internacional de Macapá. O novo espaço contará com 27 mil metros quadrados, quatro vezes maior do que o atual terminal de passageiros, com um sistema viário de acesso, novo pátio e terminal, além de algumas edificações complementares. O número de cabines de check in ampliará de 10 para 25.

Além disso, estão sendo construídos, no pátio, três pontes de embarques, através de conectores, elevadores, dois níveis de escada rolante e, mais de 700 vagas para estacionamento de veículos, mais que o dobro da capacidade atual, que é de 150. O pátio do aeroporto será capaz de abrigar até dez aviões, simultaneamente e, haverá três estruturas que protegerão os passageiros ao sair da aeronave. 5 milhões é o número de passageiros estimado anualmente, após a conclusão das obras.

“Fiquei muito satisfeito como encontramos o estágio da obra, em relação à última vez que estive aqui, como o eixo viário preparando e com a colocação do asfalto. Com relação às obras de construção civil a gente está finalizando e vamos partir agora para os acabamentos, pois na semana que vem chega o granito e da próxima vez vocês já não vão pisar na lama ou poeira”, disse Adelcio Guimarães, superintendente de Engenharia da Infraero, à imprensa local. Nesta fase final, as obras contam com 600 operários.

Em entrevista a um site local, Vinícius Gurgel disse que com a aproximação de entrega da obra, o comércio da aviação civil começa a ser acionado com maior frequência. “Estamos trabalhando para trazer uma nova companhia aérea para operar em Macapá, aumentando a demanda de voos diários, já tendo obtido um aceno positivo da empresa aérea Avianca, que também opera voos internacionais, portanto poderá fazer um levantamento de viabilidade para também operar voos para países próximos, como a própria Guiana Francesa aqui do lado”, avaliou o parlamentar.

Em agosto, a Infraero realizará licitações para 43 novas lojas no aeroshopping, incluindo os escritórios das empresas aéreas, locadoras de automóveis, restaurantes, lanchonetes e 25 guichês de check in das companhias. “Serão mais de quarenta pontos comerciais, seja na praça de alimentação, seja nos chamados free shop que deverão ser explorados por empreendedores locais, gerando receita e também empregos diretos e indiretos”, disse superintendência de Engenharia da Infraero.

“Nós estamos muito satisfeitos com o andamento das obras, nesta que é a maior obra em execução pela Infraero em todo o Brasil. Estamos muito orgulhosos por isso e dando um tratamento todo especial a ela, vindo com mais frequência até Macapá por entender a importância desse novo aeroporto para o país, para a Infraero e para o Estado, a sociedade e todas as comunidades, pois o aeroporto é fundamental para a cidade, que merecia há muito tempo um aeroporto moderno e maior”, completou.

 Redação