Cultura

Cinco anos de @franciscus, a conta Instagram do Papa





Era 19 de março de 2016, quando começou a aventura em rede da conta de Francisco com o objetivo de se aproximar do mundo com misericórdia e ternura. Hoje é seguido por mais de 7 milhões de pessoas que interagem, comentam e compartilham os diferentes e especiais momentos da missão do Pontífice.

 

Fonte: Gabriella Ceraso/Mariangela Jaguraba – Vatican News

Passaram-se cinco anos desde a abertura, com o primeiro post, do canal do Papa Francisco no Instagram. Desde então, em 19 de março de 2016, @franciscus viu seu número de leitores crescer, tornando mais de 7.722.000, sobretudo no Brasil, Estados Unidos, Colômbia e Itália, na faixa etária de 25 a 34 anos.

Partilha e acompanhamento

Este é um canal extraordinário de partilha desejado pelo Pontífice com um objetivo declarado na biografia do Instagram: "Desejo caminhar com vocês pelo caminho da misericórdia e da ternura de Deus." As imagens mostram Francisco que acompanha o Povo de Deus e os irmãos e irmãs de outras confissões em diferentes situações, desde audiências, visitas e viagens apostólicas, sempre com especial atenção aos pequenos, aos frágeis, aos pobres.

Mas não é só isso: a conta Instagram também se revelou ao longo do tempo uma oportunidade para acompanhar o Papa através de interações, comentários e compartilhamentos. O emblema dessa proximidade é a foto mais popular destes cinco anos: o Papa Francisco subindo sozinho o adro da Basílica de São Pedro, numa praça vazia, em 27 de março de 2020, por ocasião do momento histórico especial de oração no auge da pandemia. De suas casas, as pessoas o seguiram com mais de um milhão de "curtidas" e 24.200 comentários, principalmente de agradecimento e de união na oração.

Momentos mais seguidos: Iraque

Outro exemplo mais recente é a viagem ao Iraque, que teve no Instagram 17 milhões de visualizações e dois milhões de interações com os conteúdos. Entre os comentários, destacam-se os dos iraquianos, tanto cristãos quanto muçulmanos, agradecendo ao Papa pela viagem, por suas palavras de reconciliação e paz, e por ter chamado a atenção do mundo para o seu país.

Com o passar do tempo, os fiéis também mostraram um apreço particular pelos posts nos quais a imagem do Santo Padre foi colocada lado a lado ou mesmo deu lugar a símbolos da fé, que reforçam o sentido de pertença: o crucifixo de São Pedro, Nossa Senhora de Guadalupe, São José que acalenta o Menino Jesus num presépio dado de presente, ou o Santo Sudário.

Cinco anos de proximidade, partilha, ternura e misericórdia com os quais o Papa vai em direção ao mundo e o mundo responde acompanhando-o em sua missão como sucessor de Pedro.