Política

Fórum dos Vice Governadores destaca ações de vacinação e combate à covid-19 nos estados





O combate à pandemia de covid-19, troca de experiência entre os estados, e debates sobre a vacinação foram os principais tópicos do Fórum Nacional dos Vice-governadores do Brasil, nesta quinta-feira, 18. O vice-governador do Amapá, Jaime Nunes participou do encontro virtual e destacou que a articulação nacional entre os vice-governadores brasileiros é fundamental neste momento. Ele ressaltou a  importância do acompanhamento da Agência Nacional de Vigila Sanitário (Anvisa) no processo de imunização.

"Essas  ações de monitoramento das medicações e vacinas por parte da Anvisa é primordial, uma vez que os produtos disponíveis no mercado são seguros, eficazes e necessários para a proteger da população”, reforçou.  

O gerente da Anvisa, Gustavo Mendes, ministrou a palestra sobre o panorama geral dos medicamentos autorizados e as vacinas disponíveis atualmente. Ele afirmou que a Agência acompanha todo o processo da imunização, desde o registro profissional com a autorização a Anvisa, a estudos completos de qualidade e segurança.

O secretário especial da Fazenda Waldery Rodrigues, elogiou a iniciativa de criação do Fórum e disse que os vices-governadores têm papel de fundamental importância para o país.Ao final, as autoridades deliberaram sobre a solicitação de uma agenda dos vice-governadores com o Ministério da Saúde, para tratar sobre a celeridade na aquisição e distribuição das vacinas. O coordenador-executivo do Fórum, Victor Borges, estabelecerá contato com o ministério para a próxima reunião das autoridades.

 

Fonte: Portal Governo do Amapá