Cotidiano

Covid-19: Cemitérios de Macapá estão fechados para visitação





A Prefeitura de Macapá estabelece o fechamento temporário dos cemitérios públicos administrados pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana. As medidas de restrição visam coibir a aglomeração de pessoas e evitar a proliferação do novo coronavírus.

“Infelizmente precisamos tomar essas medidas mais restritivas por causa do aumento de casos da Covid-19 em nossa capital. Essa é uma forma de limitar o número de pessoas nas dependências dos cemitérios como medida de segurança, tanto para nossos trabalhadores, como para quem vai sepultar um ente querido”, ressaltou o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick.

Portaria
Os cemitérios municipais, por se tratarem de serviço essencial e de necessidade imediata, seguem a Portaria nº 002/2021 da Zeladoria Urbana, que fixa novos horários e regras de funcionamento. A partir do documento, a administração passa a funcionar 08h às 12h, e das 14h às 18h e os servidores que prestam serviço nestes postos de trabalho deverão trabalhar em regime de escala de revezamento.

A norma estabelece ainda aos servidores o uso obrigatório de camisas e crachás de identificação, calça jeans e sapatos fechados, além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como macacão impermeável, botas, luvas, toucas, óculos e máscaras de proteção durante o sepultamento.

Procedimento
A morte em decorrência da Covid-19 não permite o velório e o caixão deve ser lacrado ou o corpo diretamente encaminhado à cremação e sem restrição de horário. A entrada de pessoas durante o sepultamento também é limitada.

Limpeza
De acordo com a Zeladoria Urbana, mesmo sem visitação, os cemitérios continuam com os serviços de manutenção em dia. A Secretaria já executa os serviços de capina, varrição, roça, coleta e pintura de meio-fio na parte interna, nas calçadas e nas ruas de entorno dos locais.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana