Cotidiano

“O Conselho tutelar veio para beneficiar a população”, diz prefeito sobre o início das atividades da instituição





O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, participou na manhã desta sexta-feira (12), do início das atividades do Conselho Tutelar da Zona Oeste, localizado no bairro Marabaixo 3. O espaço foi inaugurado no final de 2020. No início deste ano, a gestão empossou cinco novos conselheiros, estruturou e equipou o local para que pudesse funcionar e, com isso, atender a população da região.

“Estamos passando por um momento difícil e mesmo nessa crise sanitária mundial, conseguimos, através de ações da Gestão Municipal, dar os resultados que a população tanto espera. É por isso que saímos todos os dias de casa”, afirmou Dr. Furlan.

“Não existiam mecanismos legais e nem previsão de funcionamento do Conselho Tutelar da Zona Oeste e ele veio para beneficiar a população. A Prefeitura fez o seu papel, empossamos os conselheiros e trabalhamos para deixar o prédio em condições de receber a comunidade. Além do sucesso, eu desejo sorte a todos e que a gente entenda que nesta função todos devem ter a responsabilidade e a tranquilidade para desenvolver suas funções”, completou o prefeito.

O conselho possui uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, pedagogo, assistente social, secretário executivo, administrativo e motorista. Ele atenderá 14 bairros, com a possibilidade de estender o atendimento para mais cinco bairros da Zona Oeste. O espaço vem para garantir os direitos das crianças e adolescentes em casos de maus-tratos, abandono e situações de risco, por exemplo.

“A pedido do prefeito nós organizamos o espaço com mobília, computadores, carros e equipe técnica para colocar o espaço funcionando. Prédios públicos são importantes, mas a condição de trabalho é fundamental par que todos possam desenvolver o trabalho que a comunidade tanto anseia. Hoje é um dia importante porque nós estamos estregando um serviço”, destacou a secretária de Assistência Social, Patrícia Ferraz.

A presidente do Conselho Tutelar da Zona Oeste, Erica Nunes, diz que a entrega do novo espaço representa um avanço na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “Esse é um momento histórico, pois lutamos por isso desde 2016 e agora temos um espaço para trabalhar de forma integrada a fim de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, disse.

Também participaram da cerimônia de início das atividades, a vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha, o vereador Bruno Santos, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Ronaldo Martins, a conselheira da Zona Sul, Huelma Medeiros, a presidente da Associação Comunitária do Bairro Marabaixo, Meire Marabaixo e Cirilo Fernandes.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social