Política

Deputado Camilo votou a favor dos servidores e do serviço público na PEC 186





O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) solidarizou-se com os servidores públicos da segurança, que realizaram manifestação, em Brasília, nesta terça, 10, contra o congelamento dos vencimentos, promoções e contratações por até 15 anos instituído pela Proposta de Emenda à Constituição 186/2019.

A chamada de PEC Emergencial, do governo Bolsonaro, foi aprovada na madrugada desta terça, em 1º turno, pela Câmara dos Deputados.
Camilo votou contra o texto da PEC Emergencial e a favor de impedir o congelamento de salários, promoções e contratações dos servidores. Ele repudia que o governo Bolsonaro responsabilize aqueles que têm os menores salários pelo rombo nas contas públicas. “Não é justo que o governo corte no andar de baixo, que coloque na costa de quem está trabalhando na linha de frente da pandemia e não pode nem fazer distanciamento social”.

Valorização

Durante seu governo, de 2011 a 2014, os vencimentos dos policiais militares, bombeiros e civis tiveram reajuste de 36%, a frota de veículos foi aumentada em 200%, foram implantadas 7 unidades de policiamento comunitário em Macapá, Santana e Laranjal, criado o batalhão rodoviário estadual, investidos mais de R$ 16 milhões nas unidades de fronteira, criado o Programa de Qualificação e Formação Continuada e adquiridos novos armamentos, uniformes, equipamentos científicos e de informática.

Manifestação

A mais dura manifestação de policiais desde o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro foi realizada por dirigentes de 24 entidades que representam os servidores da segurança pública.
Eles admitiram que grande parte dos policiais votou em Bolsonaro em 2018, acreditando em seu discurso de combate à criminalidade e de valorização dos agentes de segurança pública. Mas hoje, segundo esses dirigentes, boa parte da categoria está decepcionada e desmotivada por entender que o atual governo não tem compromisso com a área nem com o serviço público em geral. Bolsonaro ignorou os apelos dos policiais, intermediados pela bancada da bala no Congresso, para que eles não fossem atingidos pelos efeitos limitantes da PEC Emergencial.

Fonte: Sizan Luis Esberci - Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe – PSB/AP