Cotidiano

Ação da CTMac reforça campanha Parada Segura





Durante o mês de março, que é dedicado à luta das mulheres pelos seus direitos, a Prefeitura de Macapá, através da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), promove a Campanha Parada Segura, que garante que as mulheres desembarquem em segurança dos ônibus após as 22h. A medida é garantida através da Lei Municipal 2.152/2015, de autoria do então vereador Allan Ramanho.

A ação é coordenada pelo Departamento de Educação de Trânsito (Deduc), que estará em terminais e paradas de ônibus da cidade e, diariamente, tratará das medidas de proteção e segurança das mulheres através de ações educativas e o foco da campanha. “Nossas equipes estão empenhadas em levar a informação a todas as mulheres que, diariamente, usam o transporte público em Macapá. Queremos garantir que mais esse direito seja cumprido”, afirmou o diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas.

Neuzimar Monteiro, de 65 anos, é usuária do transporte público e ela diz que sempre solicita aos motoristas descer próximo da sua residência, que fica na rota do ônibus. “Eu sempre sou atendida com educação e simpatia e é importante que todas as mulheres saibam e exijam esse direito”, destaca.

A Lei Municipal Nº 2152/2015
O dispositivo legal estabelece que após as 22 horas, os condutores dos veículos de transporte público coletivo, sempre que solicitado, deverão parar os ônibus, a fim de possibilitar o desembarque em qualquer local onde seja possível estacionar e sempre respeitando o trajeto da linha, mesmo que fora do ponto de parada, para garantir maior segurança para mulheres durante o desembarque.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Secretaria Municipal de Comunicação Social